“Voluntários Online” para o isolamento. Infectados já passam de 14.300

Compartilhe nas redes sociais…

Com as novas restrições à circulação de pessoas devido à pandemia, o jeito é mesmo ficar em casa. Agora você pode contar com mais uma ferramenta, para lhe ajudar a enfrentar o isolamento social, com dicas de ajuda que vão do preparo de uma receita na cozinha a uma aula de dança. De uma oficina de brinquedos com sucata (para matar o tempo da criançada) a uma aula de educação financeira. Tudo isso pode ser encontrado na plataforma de colaboração Voluntários Online, que acaba de ser anunciada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Recife e que já está no ar.

“A plataforma vai aproximar quem quer doar um pouquinho de si para quem necessita deste apoio”, informa a Prefeitura. A Voluntários Online,  já pode ser acessada pelo endereço voluntariosonline.recife.pe.gov.br. No hotsite, estão cadastradas até o momento mais de 30 atividades para quem quiser ajudar outra pessoa sem sair de sua residência. A lista de serviços se divide em categorias como atividades para casa, aprendizado e orientação, saúde e bem-estar, expressão artística, alimentação e atividades infantis.

Para o cadastro, basta o internauta selecionar se quer ajudar ou se precisa de ajuda para algo, escolher a atividade e informar nome, CPF e um contato de celular. O sistema cria cartões para cada pedido ou oferta de ajuda. A partir daí, outra pessoa também cadastrada no site pode escolher um destes cartões e a conexão se estabelece, criando um ‘match’ solidário.

Os voluntários podem aprovar ou não as pessoas com quem vão se conectar, bem como o beneficiário também pode ou não aceitar o voluntário que se propôs a doar um pouco do seu tempo. O Voluntários Online cria a conexão, mas a atividade deve ser combinada e realizada entre os usuários através de um algum serviço externo, como o WhatsApp, excluindo o contato físico e sem depender da quebra do isolamento social. “Voluntários Online é uma plataforma de conexão. O objetivo é fazer esse encontro das pessoas que estão em casa e que têm disponibilidade de ajudar com outras pessoas que estão precisando de algum suporte”, explicou Guila Calheiros, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife.

Boletim parcial divulgado hoje pela Secretaria Estadual de Saúde indica que o número oficial de pessoas infectadas pelo coronavírus em Pernambuco chega a 14.309, dos quais 7.644 apresentam-se como a forma mais grave da infecção. Nas últimas 24 horas, foram registrados 541 casos novos e 70 óbitos. O número total de mortes provocadas pela Covid-19 chega a 1.157 no Estado. Os números completos só são liberados à noite.

Leia também:
Micros farão 1 milhão de máscaras

Pandemia tem Arte Cura
Pandemia: Socorro para os artesãos e venda virtual
Pandemia: A corrente do bem
No Brasil, 3,6 mil respiradores precisam de reparo. Parceria para conserto
Coronavírus e a rede de solidariedade
Grupo Moura: das baterias à fabricação de máscaras contra o corona
Pandemia: Pensar no coletivo é preciso
Cufa-PE vai à favela contra o coronavírus
Cannibal contra o coronavírus
Trem do bem: desinfecção e doação
Quem pagou por exames da Covid-19 pode ter dinheiro de volta
Corona: vaidade, mesquinharia e doação
Rede de solidariedade só faz aumentar
Pandemia: Conselho Regional de Química produz álcool
Pensar no coletivo é preciso
Lar do Nenen precisa de ajuda
Pandemia: máscaras ecológicas
Bia: Remédio contra o confinamento
Cientistas contestam Bolsonaro
Sem festa, mas com cachê garantido
Augusto César nas Pás: Vou escalar todo seu corpo
Clube das Pás: festa de dança virtual
Colabore com o Fazendo Acontecer
Pandemia: Jardim Secreto faz vaquinha para ajudar Caiara
Pandemia: As estátuas mascaradas contra o coronavírus nas ruas do Recife
Pandemia e a volta das capivaras
Ricardo Brennand, Frans Post, Eckhout, Mercado da Madalena e pandemia
Trem do bem: desinfecção e doação
Frevioca no Dia das Mães

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / PCR

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.