“#VolteiRecife”: Depois de dois anos sem sua maior festa popular, capital terá carnaval eclético

Compartilhe nas redes sociais…

Depois de dois anos sem  realizar sua maior festa popular – devido ao isolamento social decretado pela crise sanitária – a capital do frevo se prepara para “frever” e frevar, em grande estilo, em 2023. E a temática da festa não poderia ser mais adequada: #VolteiRecife. Embora esse tenha sido o slogan de um candidato a Prefeito, no século passado. Mais precisamente, de Joaquim Francisco (1948-2021), que disputou e venceu a eleição para a Prefeitura, em 1988. Mas esse assunto são águas passadas, e o que se fala, agora, não é sobre política do passado. Mas em carnaval que será uma festa eclética. Pois as atrações no Marco Zero vão de Alceu Valença a Pablo Vittar,  de Geraldo Azevedo a Ermicida, de Elba Ramalho a João Gomes.

O Prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou nessa sexta a programação do carnaval, que terá ao todo 2,8 mil apresentações, em 44 polos de animação, incluindo, claro, o Recife Antigo, onde a festa é mais bonita, alegórica.  Ele deu as informações em meio a brincantes fantasiados, em entrevista no Paço do Frevo, no Recife Antigo. O modelo anunciado segue mais ou menos o mesmo planejamento adotado até 2020, porém a novidade será o Polo da Rua da Aurora, dedicado às crianças e a manifestações da cultura popular. Tradicionalmente a Aurora tem mais animação duas semanas antes do início do reinado de Momo, quando realiza encontro de blocos líricos, chamado de Aurora dos Carnavais. Também haverá o Pátio a Pátio, roteiro a ser percorrido por agremiações tradicionais entre os pátios da cidade. Gostei dessa novidade!

Prefeito João Campos adotou o tema #VolteiRecife, inspirado em grande sucesso de Alceu Valença

O Marco Zero será palco de mais de 20 shows de nomes que representam  a cultura carnavalesca local, bem como nacional. Entre os primeiros, Geraldo Azevedo, Maestro Forró, Spok, Almir Rouche, André Rio, Maestro Duda, Elba Ramalho, Alceu Valença.  Também virá o pernambucano João Gomes, que estourou fazendo carreira no Sul do país. E ainda  haverá o apoteótico Orquestrão, que reúne centenas de músicos para se despedir da folia, na manhã da Quarta-feira ingrata. Entre os artistas de fora, virão: Pabllo Vittar, Sorriso Maroto, Fundo de Quintal, Nando Reis, Duda Beat, Maria Rita, Emicida, Fafá de Belém e Melim. Nada contra os artistas de fora. Mas… sinceramente, o que alguns deles têm a ver com o nosso carnaval? Com o ritmo do frevo, do caboclinho e do maracatu?

Diz o Prefeito que os “cachês milionários” foram “bancados por patrocinadores”. No mesmo palco do Marco Zero, três espetáculos renderão tributos a movimentos e personalidades históricas da cultura recifense. Ah, bom… Ainda bem, não é? No sábado (18), Maestro Duda sobe ao palco para celebrar seus 80 anos e muitas décadas de bons serviços prestados ao frevo. Ainda no sábado, a noite será encerrada pelo show Recife, Capital do Brega, com o encontro de diversos e diversas representantes do ritmo, declarado patrimônio imaterial do Recife desde 2021. Na segunda, o espetáculo Frevo de Bloco, o Grande Encontro, reunirá Coral Edgar Moraes, O Bonde, Getúlio Cavalcanti e Dalva Torres. Tradicionalmente, na segunda-feira, blocos líricos sempre foram às ruas.

No primeiro Carnaval após o anúncio do Plano Recife MCP – Matriz da Cultura Popular, agremiações e tradições culturais ancestrais receberam reajustes de 40% a 50% nos valores de cachês e premiações de concursos assegurados pelo poder público municipal. “A cultura popular ganhará destaque não só entre os homenageados, mas também em todas as passarelas da festa”, informa a Prefeitura. Os tradicionais concursos distribuirão mais de R$ 1,3 milhão entre as agremiações. Além disso, blocos, troças, ursos, maracatus, bois e demais manifestações ganharão as ruas desde as prévias. No Carnaval, as agremiações desfilarão outra novidade, como o circuito De Pátio a Pátio, que reunirá, entre os dias 19, 20 e 21 de fevereiro (domingo, segunda e terça de Carnaval), das 16h às 19h, entre o Pátio do Livramentro, Rua 1º de Março, Praça da Independência, Avenida Dantas Barreto e Pátio de São Pedro.

Leia também
Domingo de prévia do Mulher de Bigode
De salto para o Frevo
Frevo comemora dez anos como patrimônio da humanidade
Que tal cair no frevo sem errar o passo?
Um Frevo Guadado, de PC Silva, comemora o retorno do carnaval
Guerreiros do Passo rendem 5 mil foliões e ampliam trincheira do frevo
Já estão abertas as inscrições para concursos carnavalescos
Carnaval vem aí. Habilite seu bloco, troça, maracatu, la ursa, ou seu grupo musical para a festa
Maracatu rural, as mulheres guerreiras
Segunda-feira de chuva sem blocos líricos. Só saudade
Depois dos pastoris, os blocos líricos
Queima da Lapinha:vem aí o carnaval
Centenário Bloco das Flores ganha expô
Não deixe de participar do Baile do Bloco da Saudade
Blocos líricos fazem a festa no Pátio
Pátio tem romantismo dos blocos
Blocos líricos animam o Recife Antigo
Pátio tem romantismo dos blocos líricos
Blocos tomam o Pátio de São Pedro
Aurora dos Carnavais na Rua da Aurora
“Carnaval Cultural” mostra ícones da festa
Blocos líricos vão às ruas no domingo
Os antigos carnavais em fotos
Frevo de bloco no bairro do Recife
O carnaval melhor do meu Brasil
Os antigos carnavais em foto

PROGRAMAÇÃO DO MARCO ZERO PARA SE AGENDAR
16/2 (quinta-feira)
Ubuntu (cortejo formado por 24 afoxés com cerimônia de lavagem do Boulevard da Rio Branco) e Tumaraca  Encontro das Nações (com 700 batuqueiros de 13 Maracatus de Baque Virado)
17/2 (sexta-feira)
Recife Matriz da Cultura Popular – Apresentação das Agremiações vencedoras do Grupo Especial Carnaval 2020; – Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério; Homenageados do Carnaval – Geraldo Azevedo, Zenaide Bezerra e Dona Marivalda; Geraldo Azevedo e Convidados – Alceu Valença, Elba Ramalho, Fafá de Belém e Chico César,  Duda Beat
18/2 (sábado)
 Recife Matriz da Cultura Popular – Apresentação das Agremiações vencedoras do Grupo 1 do Carnaval 2020; Orquestra do Maestro Duda, Almir Rouche, Pabllo Vittar (com participação de Uana e Romero Ferro); Recife Capital do Brega
19/2 (domingo)
Recife Matriz da Cultura Popular – Encontro de Maracatus de Baque Solto; Gerlane Lops e Orquestra de Bamba; Maria Rita, Sorriso Maroto,  Fundo de Quintal
20/2 (segunda)
 Recife Matriz da Cultura Popular – Encontro de Blocos Líricos; – Frevo de Bloco, O Grande Encontro (Coral Edgar Moraes, O Bonde, Getúlio Cavalcanti e Dalva Torres); Melim, Nando Reis, Emicida
21/2 (terça-feira)
 Recife Matriz da Cultura Popular – Apresentação das Agremiações vencedoras do Grupo 2 do Carnaval 2020- André Rio, Lenine e Spok,  João Gomes, Alceu Valença, Elba Ramalho. E Orquestrão – 10 anos do Frevo como Patrimônio Cultural da Humanidade (para fechar a festa)

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Genival Paparazzi / G.F.V Paparazzi / ZAP (81)995218132)/ gfvpaparazzi@gmail.com

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.