Hoje é o Dia Internacional para a Conservação do Manguezal, ecossistema muito familiar para os moradores do Recife, cidade cortada pelo Rio Capibaribe, onde ainda é visível a presença da vegetação, apesar do excesso de poluição. Para os que não sabem, o mangue funciona como um berçário de animais marinhos. É que o mangue é característicos de áreas onde a água do rio é misturada com a do mar. Muitos animais marinhos nascem e crescem no mangue e depois vão para o oceano.
A importância do mangue não se limita, no entanto, à manutenção da vida marinha, já que peixes e outros organismos dependem desse ecossistema, para completar seu ciclo de vida. Há outros benefícios ambientais, como a proteção da costa contra enchentes e a retenção de carbono, o que contribui para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Infelizmente muitas pessoas não levam isso em conta, e transformam o mangue em um lixeiro. É só andar margeando o Rio Capibaribe ou pegar um barquinho, para se observar o tamanho do estrago.
Para chamar a atenção para a importância do manguezal, a Organização das Nações Unidas estabeleceu 26 de julho como o dia a ele dedicado. É que nessa data, em 1998, morreu Hayhow Daniel Nanoto, em um protesto em Muisne, no Equador. Ele era ativista do Greenpeace. No mundo, os manguezais chegam a 15,2 milhões de hectares, ou seja, 0,4 por cento da cobertura florestal do Planeta. No Recife, nós temos 535 hectares, o que é muito pouco, quando compara-se o Recife de hoje com os mapas do século 17, por exemplo. Então, nossa obrigação é preservar o que resta.
Para assinalar a data, está correndo mais uma edição do evento Jogando Limpo com o mangue. Várias entidades se uniram à Prefeitura do Recife para a ação, que conta, ainda, com o Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco e da Colônia de Pescadores Z1. O evento ocorre até meio dia, próximo ao Shopping RioMar, construído em área onde no passado era um manguezal. Aliás, muitas das áreas ocupadas na Zona Sul com edifícios, condomínios de luxo, shopping centers eram manguezais até tempos recentes. Na Zona Norte também há condomínios e supermercados que avançam para o manguezal sem piedade. As ações dessa quarta serão marcadas por dinâmicas e exposições para chamar atenção para a importância do mangue na vida das pessoas. Também está sendo feita coleta de lixo na área da ação.
Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife