Será que Freud explica? Não consigo passar uma semana sem ir à praia. Quando não piso na areia, termino sonhando com o mar. No final de semana estive em caminhadas, uma delas do Recife a Aldeia. Não fui a Boa Viagem, como sempre faço, aos sábados e domingos. Pois não é que nessa noite, sonhei com as pessoas cavando chão nas ruas, para achar a água do mar que tinha sumido? Do mesmo jeito que se cava poço no leito estorricado dos rios do Sertão. Então, resolvi ir à praia. Confesso que não sei se valeu o esforço.
Não que Boa Viagem não estivesse diviiiiiiiiiiiiiiina hoje. Estava ótima. Sol gostoso, mar manso e cristalino, pouca gente na areia, lugar para estacionar e zero poluição sonora. Mas, sinceramente, sair do bairro de Apipucos (na Zona Norte) para a praia (na Zona Sul) virou um suplício, com esse trânsito caótico. Meu roteiro habitual seria BR 101, Avenida Recife, Setúbal, Rua Ernesto de Paula Santos, Avenida Boa Viagem. Mas a BR 101 está inviável até mesmo nos finais de semana.

Então fui “por dentro”, entenda-se Avenida Dezessete de Agosto, Rui Barbosa, Agamenon Magalhães, Domingos Ferreira, Ernesto de Paula Santos, Avenida Boa Viagem. Pasmem, saí de casa 6h30m, achando que nesse horário não pegaria engarrafamento. Pois demorei exatamente uma hora e meia para chegar à praia. Uma hora e meia? Inacreditável. E por incrível que pareça, a via menos congestionada era a Agamenon. Curti minha prainha, ainda bem que estava maravilhosa. Mas o estresse da “viagem” é grande. Tanto na ida quanto na volta.
No retorno, saí de lá às 10h, achando que o trânsito – fora do horário de chegada dos colégios – poderia ter melhorado. Engano puro. O retorno foi menos dramático, mas, mesmo assim, demorado para a distância não superior a 15 quilômetros entre minha casa e o mar. Demorei exatos 60 minutos para percorrer o caminho entre Boa Viagem e Apipucos. Na volta: o caos estava generalizado em Boa Viagem, Pina e na Agamenon. Desisti de ir à praia no meio da semana. Realmente, apesar da pouca distância, o deslocamento entre Zona Norte Zona Sul vira uma “viagem” cansativa e cara, diante dos altos preços do combustível. Com o trânsito demorado, o consumo ainda é maior. Realmente, de segunda a sext, não dá. Uma amiga, que vai diariamente a Boa Viagem, gastou duas horas da Avenida Caxangá à praia. Está revendo sua rotina.
Leia também:
Boa Viagem depois do Galo
Galo, Boa Viagem e nó no trânsito
Boa Viagem ou Bocagrande?
Sanitários sem portas em Boa Viagem
Caminhos das pedras em Boa Viagem
Praia Limpa em Boa Viagem e Pina
Boa Viagem divina hoje
Cachoeira diverte em Boa Viagem
Boa Viagem precisa de maior cuidado
Terra sem lei em Boa Viagem
Semoc garante ordem em Boa Viagem
Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife
