Viagem aos tempos do Zeppelin

 Viagem aos tempos do Zeppelin

Compartilhe nas redes sociais…

Tem gente que nem sabe que aqui no Recife há uma relíquia mundial da época dos dirigíveis. É a torre de atracação de zepelins, que fica no bairro do Jequiá e que vem a ser a única do mundo ainda de pé. Infelizmente ela não tem o tratamento que seu valor histórico exige. Mas, infelizmente, na nossa cidade, as coisas são assim. Fala-se que ali haverá um parque, mas por enquanto o que se vê por lá é lama e mato. Mas, pelo menos, a época dos dirigíveis não passa em branco. Meus avós e tios mais idosos falavam muito das lembranças do Zepellin  singrando os céus do Recife. Eles diziam que parecia uma cápsula gigante de prata sob o sol.

Pois quem quiser saber mais alguma coisa sobre essa distante época, não pode deixar de ir à exposição Zepellin: Recife-Rio, que está em cartaz no Museu da Cidade do Recife até o próximo domingo. Ela foi inaugurada em maio, quando se comemorou 87 anos da chegada do primeiro dirigível ao Brasil. A mostra tem imagens do Graf Zepellin, objetos originais relacionados aos dirigíveis, medalhas, fotografias estereoscópicas, selos, livros, postais. Grande parte do acervo é do artista plástico e colecionador Jobson Figueiredo.

A exposição lembra a importância que o Recife teve na história escrita pelos dirigíveis nos céus brasileiros e de todo o Hemisfério Sul.  E este seria um motivo ainda maior para que a torre de atracação fosse tratada com carinho .Foi aqui que, na noite do dia 22 de maio de 1930, o Graf Zeppelin fez a aterrissagem do primeiro voo comercial entre a Europa e a América do Sul. Dali em diante, os dirigíveis seriam presença constante nos céus da capital pernambucana. Os voos só foram encerrados quando o modelo Hindenburg explodiu em pleno ar, em maio de 1937, prestes a atracar em Nova Jersey, nos Estados Unidos, matando 36 pessoas.

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / PCR

Serviço
Zeppelin: Recife-Rio
Visitação: Até domingo (9), das 9h às 17h
Local: Museu da Cidade do Recife, Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José
Entrada Gratuita
Informações: (81) 3355-9558

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.