Via Jardim plantou 600 árvores nas principais avenidas do Recife. E quantas foram erradicadas?

Tem gente que, como eu, achava que “Via Jardim” era o nome de alguma empresa prestadora de serviços à Prefeitura do Recife, já que a cidade começa a ser inundada com essa propaganda, em placas redondas e verdes. Na verdade, o Via Jardim é um programa que vem sendo executado no Recife, para repor a vegetação em áreas públicas, que está quase sumindo, por conta da verticalização da cidade e do descaso com que o verde é tratado em praças, jardins, calçadas, ruas e avenidas. Até o momento, mais de 600 árvores de grande porte foram plantadas nos últimos nove meses nas principais ruas e avenidas do Recife, segundo informa a PCR, que afirma que programa plantará 1.200 unidades.

A última via beneficiada foi a Avenida José dos Anjos, em Casa Amarela. Normalmente ocupada por lixo e mato e com um canal infecto e poluído, a via está ganhando 150 árvores. Aqui no #OxeRecife, há muitas postagens denunciando cortes radicais e erradicações no bairro de Casa Amarela. Algumas destas partindo do próprio poder público, como ocorreu em terreno antes verde, onde a PCR sacrificou quase toda a vegetação para construção de uma creche. O caso foi relatado aqui nesse espaço no último dia 22 de março, conforme a postagem #paremdederrubarárvores (387). Só aqui no #OxeRecife, na campanha #parem de derrubar árvores, somam 409 as postagem sobre o assunto, com o registro de 1.020 perdas. Todas documentadas, com fotos, endereço e dia do registro.  Árvore nunca é demais nesses tempos de mudanças climáticas, e o Recife precisa – e muito -delas, para neutralizar as consequências do aquecimento.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS), as áreas beneficiadas até o momento são: Avenidas Agamenon Magalhães (150 árvores); Norte (122 árvores); Recife (100 árvores); Mascarenhas de Moraes (100 árvores); Domingos Ferreira (100 árvores); Rui Barbosa (20 árvores) e Rosa e Silva (22 árvores). As espécies plantadas são: Magnólia (Michelia champaca); Pau-cigarra (Senna multijuga); Pau-ferro (Libidibia ferrea); Ipê amarelo (Handroanthus chrysotricha); Sibipiruna (Cenostigma pluviosum) e Falso-Barbatimão (Cassia leptophylla), todas com a mesma cor de floração.  O plantio na José dos Anjos segue até o final desta semana. Ao todo, 1.200 árvores estão sendo espalhadas por diversas avenidas da cidade dentro do programa. Conforme a PCR,  segue-se “o padrão de arborização da capital pernambucana, com investimentos em árvores desenvolvidas e robustas que apresentam diâmetro à Altura do Peito (DAP) de pelo menos 5 centímetros”.  E explica: “Essa iniciativa permite que as árvores se desenvolvam com mais qualidade e com menos risco de danos e de sofrerem com as condições adversas do meio urbano”.

Segundo a PCR, Via Jardim já plantou mais de 600 árvores, seguindo novo padrão: altas e com diâmetro maior

Nos links abaixo, você confere mais informações sobre o patrimônio verde do Recife, o descaso, e os números pouco convincentes de reposição de árvores.

Leia também
Parem de derrubar árvores (387)
Emergência climática: Recife mais verde é balela
Parque Capibaribe ganha 300 mil euros
No Dia da Árvore, o Recife ganha quatro. Mas quantas a cidade já perdeu?
No Dia da Árvore, o Recife ganha seis. Mas quantas a cidade já perdeu? 
O Recife tem quantas  árvores?
Parem de derrubar árvores: a natureza é mãe e precisa de nós
Não matem nossas árvores
“Genocídio” oficial de nossas árvores é cada vez maior
O Recife da paisagem mutilada
Recife árido: emergência climática
Emergência climática no currículo
Escolas combatem mudanças climáticas
Os verdes gramados de Salvador
APP ajuda a monitorar árvores no Recife
Mudas substituem toquinhos
Arboricídio mobiliza Câmara Municipal
Arboricídio vira caixa preta
Compensação pelo arboricídio
Compensação pela selva de concreto
Verdade ou fake: 50.000 novas árvores?
Recife: 4.000 novas árvores em 2018?
“Abaixo o arboricídio insano”
Arborização do Recife em discussão
Parem de derrubar árvores: a natureza é mãe e precisa de nós
Recife ficará mais verde até 2021
Vem aí a Maratona Verde com 10.000 árvores para o Recife do arboricídio
Maratona Verde já começou
TRT vai compensar árvores derrubadas
Parem de derrubar árvores (32)

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: PCR / Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.