Verdade ou fake, 50.000 novas árvores?

Compartilhe nas redes sociais…

“É verdade ou é primeiro de abril?” Foi assim que a leitora Érika Porciúncula reagiu à notícia publicada no #OxeRecife, segundo a qual nossa cidade ganhará 50.000 árvores nos dois anos que restam de gestão. Penso que, “escaldadas” com o avanço do arboricídio no Recife, muitas pessoas nem mais acreditam que esse plantio realmente ocorrerá. Eu, no entanto, prefiro ter pensamento positivo, pois do jeito que está a situação da derrubada de árvores, a cidade precisa, é claro, de uma recompensa. Ou melhor, de compensação, como se afirma entre os ambientalistas.

Vários leitores se mostraram céticos quanto à promessa feita nesta semana pelo Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, José Neves Filho, que assegura fazer “em dois anos, o que não foi realizado em seis”, conforme informou a esse Blog. “Espero que não seja uma propaganda enganosa”, afirma Fábio Leão.  Para o arquiteto e urbanista Noé Rego Barros, a simples distribuição de mudas nas calçadas, parques e ruas do Recife não resolve. “O negócio não é só plantar, tem que cuidar para vingar”, diz. E acrescenta: “Não é só fazer contrato de plantio”.

Ele está certo. A gente vê muitas mudas secando, sem uma folha sequer, e o Parque Urbano da Macaxeira (foto)  é um bom exemplo disso. Muitas das plantas ali  recentemente cultivadas já morreram por falta de cuidado. Há algumas  das quais só restam os gravetos de pé. Outras, nem isso. O leitor Marcelo Menezes reclama do modelo de arborização adotado no Recife. “Só fazem promessa para o futuro derrubando o presente”, provavelmente referência às árvores eliminadas da paisagem, ação que deu o mote “ParemDeDerrubarÁrvores , para nossa campanha em defesa do verde aqui no Recife.

Alexandre Amorim acredita que a iniciativa anunciada pelo Secretário de Meio Ambiente “é uma forma de compensar o que já cortou”. Já Carmen Lúcia Freitas Rodrigues preferiu acreditar na promessa feita pelo Secretário: “assim espero”. Rômulo Lapa Gama ironizou a iniciativa do titular da pasta, que chegou o governo estadual na última reforma do secretariado realizada pelo Governador Paulo Câmara: “ De quem é a sementeira? Esse secretário entende tudo de meio ambiente e sustentabilidade”, ironizou. A informação sobre o plantio de 50.000 árvores foi dada pelo próprio Secretário, ao #OxeRecife, durante  Seminário de Arborização Urbana para a Agenda Climática, realizado no auditório da Fafire, no Recife.

Leia também:
Recife: 4000 novas árvores em 2018?
Quatro mil árvores eliminadas no Recife?
Recife ficará mais verde até 2021
Arboricídio mobiliza Câmara Municipal
Lei para conter arboricídio
Compensação pelo arboricídio
Resistência: não ao arboricídio 
Parem de derrubar árvores (127) 

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife 

Continue lendo

Parem de derrubar árvores (512). Degola dupla no bairro do Espinheiro

Parem de derrubar árvores (511). Duas degolas sem reposição na Boa Vista

Parem de derrubar árvores. Comuns no Recife, arboricídios pipocam no país

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.