Vem aí a Maratona Verde, com 10.000 mudas para o Recife do arboricídio

Compartilhe nas redes sociais…

Até que enfim. Finalmente, a Prefeitura parece ter se sensibilizado para o problema da arborização da nossa capital. E anuncia para o próximo mês a Maratona Verde, que será o maior plantio coletivo já realizado no Recife. Pelo menos, é o que informa a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do município. De acordo com a Smas, haverá uma mega operação para plantar 10 mil mudas de árvores na primeira quinzena de junho. O trabalho será feito com a ajuda da população, sociedade civil e instituições. E os beneficiados devem ser os principais corredores viários, parques, praças, escolas e equipamentos de saúde. Mas para aderir ao movimento, é preciso se cadastrar no site da Smas (http//meioambiente.recife.pe.gov).

E a operação parece que será sofisticada. As mudas serão entregues em domicílio. Ou seja, nos endereços registrados no site. E chegarão no prazo de uma semana que antecede o evento. “ A apoteose da maratona está marcada para os dias 8 e 9 de junho, reunindo voluntários em pontos estratégicos da cidade, definidos pela equipe de arborização da Smas”, informa nota enviada pela pasta. A ação pretende contribuir para que os moradores se sintam parte “da construção ecológica da cidade e fortaleçam a consciência cidadã sobre a importância das árvores para a sustentabilidade”.  De acordo com o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho, o “plantio histórico”  será composto principalmente por “mudas nativas da Mata Atlântica e espécies adaptadas às condições ambientais do Recife”. Entre as espécies escolhidas, encontram-se: pau-brasil; craibeira, algodão da praia; amescla-de-cheiro; sucupira; pau de jangada; leiteiro, jenipapo brabo, martelo, cupiúba e gitó, sendo de pequeno, médio e grande porte.

Para essa mobilização, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade disponibilizará mudas da sementeira do Jardim Botânico do Recife, além de doações do Viveiro Florestal de Suape e Rotary. A definição dos locais do plantio foi feita por meio de sensoriamento remoto e validação de campo e disponibilizadas na plataforma de gestão da arborização. De acordo com a Smas, o Recife possui 260 mil árvores. Diz, ainda, que foram plantadas 56 mil mudas desde 2013. O que teria aumentado em 28 por cento a cobertura verde da cidade. O problema, no entanto, é que há informações oficiais, já divulgadas pela Emlurb, segundo as quais só 30 por cento dessas mudas sobreviveriam.

Na verdade, o #OxeRecife observa mudas com folhas secas ou atacadas por vândalos. Há exemplos, como o Parque da Macaxeira, onde grande parte de um bosque implantado no ano passado não sobreviveu ao sol e à falta de água. Vamos, no entanto, torcer para que o plantio dê certo, porque uma cidade mais verde é o que a população quer. Não só quer, como precisa. Na Maratona Verde, será preciso que os voluntários não só plantem as mudas, mas que se responsabilizem pelo seu futuro. Porque água que é bom para rega é coisa rara nos espaços públicos verdes do Recife. Tem muita planta morrendo à míngua por aí, sem se falar no festival de troncos decepados, que podem ser vistos por toda a cidade. No entanto, o número de árvores erradicadas virou uma caixa preta. Mas toda a população da cidade é testemunha do arboricídio e da ação da motosserra insana no Recife. E que o  #OxeRecife faz questão de registrar na sua campanha #Paremdederrubarárvores, em defesa da natureza e de uma cidade mais verde.

Leia também:
APP ajuda a monitorar árvores do Recife
Arborização do Recife em discussão
Recife ficará mais verde  até 2021
Verdade ou fake: 50 mil árvores em dois anos
Arboricídio mobiliza Câmara Municipal
 Arboricídio vira caixa preta
Carambola, o milagre do renascimento
Coca-Cola planta 600 mil árvores
Por um milhão de árvores na Amazônia

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife 

Continue lendo

Parem de derrubar árvores (512). Degola dupla no bairro do Espinheiro

Parem de derrubar árvores (511). Duas degolas sem reposição na Boa Vista

Parem de derrubar árvores. Comuns no Recife, arboricídios pipocam no país

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.