Nesse fim de ano, nada como agregar valor aos presentes de Natal. No caso, valor social. Quando for comprar as lembrancinhas de fim de ano – inclusive aquelas de Amigo Secreto – dê prioridade à mão de obra local: artesanato pernambucano, vestuário de grifes locais, sapatos made in Pernambuco. Há, também bazares promovidos por instituições filantrópicas e até os shopping centers aderiram à ideia que fortalece os pequenos produtores locais.
É o caso do Shopping Tacaruna, que acaba de abrir a Loja de Natal Tacaruna Social, onde você pode comprar presentinhos por preços populares. São 25 expositores, pinçados entre 220 pessoas que residem no entorno do centro de compras, e que são mensalmente atendidas no Projeto Tacaruna Social. “O objetivo da iniciativa é contribuir com o desenvolvimento social, valorizando a cidadania e oferecendo oportunidade para geração de renda”, informa o Tacaruna. Parte da produção desse pessoal está à venda na Loja Natal Tacaruna Social.
Os objetos são para uso no lar: caixas decorativas, porta jóias, suportes para chás e vinhos, toalhas bordadas, colchas de retalhos, etc. Eles foram confeccionados durante ou após oficinas realizadas pelo Tacaruna Social. O público atendido compreende adolescentes, jovens, adultos e idosos. Eles são beneficiados com cursos de cabeleireiro, técnicas de artesanato (craquelê, vitrificação, prata boliviana, patchwork, sustentabilidade, grafitagem, entre outras. Peças estão na loja (ao lado).
Também há nivelamento escolar, capacitação profissional (em parceria com o SENAC, sistema FECOMÉRCIO, CIEE e demais parceiros), oficinas de alimentação saudável e de gestantes (parceria com o Programa Saúde da Família – Distrito Sanitário 01), ginástica para idosos, e outras ações recreativas a fim de proporcionar atividades lúdicas e de lazer aos atendidos pelo Projeto. O Tacaruna Social atende aos moradores das comunidades Vila dos Casados, Ilha de Santa Terezinha, Campo do Onze, Ilha do Chié, João de Barros, Ilha do Joaneiro e Construindo Sonhos, localizadas em áreas próximas o mall. Além dos atendimentos diretos, o Projeto também proporciona os atendimentos indiretos por meio das instituições inseridas no território. Essas recebem o apoio financeiro, bem como a participação dos seus usuários em atividades inclusivas realizadas pelo Tacaruna Social.
Leia também:
Que tal dar artesanato no Natal?
Artesanato baratinho no Sítio Trindade
Dê artesanato de presente no Natal
Artesanatos do mundo no Plaza
Eu amo o Natal: inscrições abertas
Bazar para Lar do Nenen
Feira Livre do Poço chega ao Plaza
Preservar é preciso no Tacaruna
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / Tacaruna Social