Unidade de Conservação da Natureza, Lagoa do Araçá passa por mutirão de limpeza. E o esgoto?

Compartilhe nas redes sociais…

Apontada como a única que é natural do Recife, a Lagoa do Araçá ganhou um mutirão de limpeza no final de semana, o que é uma notícia muito boa. Porém a ruim é que embora a ação mereça aplausos, aquele patrimônio da cidade permanece recebendo dejetos de esgotos domésticos, por conta do déficit de saneamento na capital e também devido à omissão e irresponsabilidade dos nossos gestores. Além disso,  há construtoras que, irresponsavelmente, levam suas tubulações até a Lagoa (como aliás, observa-se em outros locais, como no Açude de Apipucos e no próprio Rio Capibaribe).

Prefeito João Campos (PSB) diz que vai cuidar da parte hidráulica da poluída Lagoa do Araçá

Além disso, na comunidade – como ocorre em qualquer lugar – há quem não zele pela Lagoa do Araçá, que desde 1998 é considerada unidade de conservação da natureza pelo município. Devia, portanto, ser tratada com carinho bem maior, não só da parte da população como das próprias autoridades. De qualquer forma, um mutirão de limpeza no entorno é melhor do que nada. Já a água… Essa sim, precisa não de um mutirão, mas de tratamento, de saneamento, de campanhas educativas em caráter permanente, inclusive nas escolas, de cuidados permanentes.

No final de semana, o entorno da Lagoa ganhou ações de capinação, varrição, poda e limpeza do manguezal, o que já alivia um pouco o excesso de sujeira na lâmina d´água. De  acordo com a Prefeitura da Cidade do Recife, 80 trabalhadores da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) participaram da limpeza.  “A gente tem um carinho muito grande por essa área, já que aqui se pratica atividade física”, afirma o Prefeito João Campos (PSB), que esteve no local durante a ação. “Muita gente mora nesta região e estamos trabalhando para que aqui se torne uma área ainda mais atrativa”, que afirmou que a ação faz parte do programa Recife Limpa, que vem ocorrendo em vários outros locais da cidade.  “Estamos também fazendo projetos para a parte hidráulica que pode ajudar na bacia do Tejipió e na Lagoa do Araçá. ”, acrescentou, sem dar detalhes.

A aposentada Patrícia Melo, 72 anos, mora no entorno e elogiou o serviço. “Mas é preciso que a população também contribua e não suje”, disse. A Lagoa do Araçá possui um espelho d´água de 109 metros quadrados, com dois metros de profundidade. Somando o entorno, espaços verdes e espaços urbanizados, a área total chega a 14,2 hectares, que são muito solicitados por moradores da Imbiribeira, do entorno da própria Lagoa, Tejipió e bairros vizinhos. Já o Recife Limpa é um conjunto de ações que visa ampliar a coleta de lixo na cidade e fomentar o descarte correto do lixo, com ampliação do efetivo e da rede de equipamentos como papeleiras e contentores (já instalados no entorno da Lagoa do Araçá). O programa prevê ampliação des ações de capinação e raspagem de sarjetas, varrição manual de vias, lavagem e desinfecção de vias, pátios de mercados e feiras livres e coletas com triciclos e caminhões de pequeno porte, entre outras.

Leia também
Começa reforma na Lagoa do Araçá
Casarão do Açude do Prata perto da restauração
Nossos três rios poluídos
Lixo nos rios: 21 toneladas retiradas
Prefeitura anuncia requalificação do pier que nunca existiu no Açude de Apipucos
Uma verdadeira Praça da Alimentação à margem do Açude de Apipucos
Açude de Apipucos virou um lixão 
Açude de Apipucos: toneladas de lixo
Metralhas poluem Apipucos
Parem de derrubar árvores (119)
Parem de derrubar árvores (65)
Açude de Apipucos ganha pracinha
Açude de Apipucos ganha equipamentos urbanos

Fauna urbana: Dona Noêmia e o jacará amigo do Açude de Apipucos
História de amor: o Gari e a “Princesa”
A peleja de Princesa com o jacaré
Parque Apipucos sofre incêndio
Parque Apipucos começa a desabar
Tem um tanque no meio do caminho
Quanto mais se tira lixo, mais aparece
Resíduos deixados no manguezal são como garrote na veia: gangrenam o corpo

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Wagner Ramos /PCR / Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.