Fundada há 27 anos, como uma das ações do Programa “A Arte na Medicina às Vezes Cura, de Vez em Quando Alivia, mas Sempre Consola” (da Faculdade de Ciências Médicas da UPE) , a Orquestra dos Médicos de Pernambuco volta a se apresentar no próximo sábado, com o show “Receita Musical“. Ou seja, ao invés dos remédios e exames prescritos pelos doutores em atendimento aos pacientes, eles farão a próxima “consulta” executando pérolas da Música Popular Brasileira ou grandes sucessos internacionais. O repertório vai de “Xote das Meninas” (Luiz Gonzaga) a “Yesterday” (The Beatles, e que também fez sucesso na voz de Frank Sinatra). O grupo estará a partir das 16h do dia 5 de novembro, no palco do Restaurante da AABB, no bairro das Graças.
O acesso ao restaurante do clube também será permitido a não sócios. Entre os “medicamentos” para acalmar o público, nesses tempos de tanta correria e consequente estresse, estão clássicos da música popular do Brasil, dos Estados Unidos e ainda famosas “chansons d’ amour” da França. Entre eles: Carinhoso, Gente Humilde, Manhã de Carnaval, Emoções, Todo Sentimento, Garota de Ipanema, Naquela Mesa, Piston de Gafieira, Kalu. E ainda: Moonlight Serenade, , New York New York, La Vie Rose. Os músicos são: Fernando Azevedo, pediatra (voz); José Maria Pimental, cardiologista (trompete); Reginaldo Siqueira, oftalmologista (sax alto); Edmundo França, oftalmologista (sax tenor); Valdésio Valença Fonseca, clínica geral (teclado); Carlos Reinaldo Marques, ultrassom e obstetrícia (contrabaixo); Paulo Barreto Campelo, clínica geral e pneumologia (percussão). A orquestra tem só um não médico, o cantor e violonista Cláudio Almeida, que é músico convidado.
Para os profissionais que integram a Orquestra, “como numa receita médica, a arte é um remédio prescrito”. Foi essa certeza, que deu origem ao Programa “A Arte na Medicina às Vezes Cura, de Vez em Quando Alivia, mas Sempre Consola” em que se leva música para pacientes, familiares e profissionais de saúde nas enfermarias, UTIs, ambulatórios e outras instituições de saúde. A parte musical, no entanto, é apenas um braço daquele Programa, que desenvolve outros tipos de atividades culturais e outros eventos, que contribuem para humanizar o ambiente hospitalar. Os resultados dessas ações deram origem à cadeira de Arteterapia, no curso de Ciências Médicas da UPE, implantada em 2009. Na época, uma iniciativa então pioneira no Brasil e inédita mesmo no exterior.
No Serviço, tem mais informações sobre o show, preços, horários, endereço da AABB.
Leia também
Domingo Musical na Academia Pernambucana de Letras com a Orquestra dos Médicos de Pernambuco
Médicos trocam estetoscópios e bisturis por instrumentos musicais
Orquestra de Médicos na Fazendinha
Médicos: Clássicos da MPB nas Graças
“Recordando os velhos carnavais”
Doutores da Alegria: Bolsas para curso de palhaçaria
Doutores da Alegria: Bloco do Miolo Mole faz show
Doutores da Alegria animam hospitais com o Bloco do Miolinho Mole
Auto de Natal dos Doutores da Alegria vai a hospitais e chega de graça ao teatro
“O médico é o monstro”, no palco com os Doutores da Alegria
Doutores da Alegria lançam livro
Doutores da Alegria: Crianças ganham festejos juninos
Doutores da Alegria: Festa virtual
Marsenal tem Doutores da Alegria
Circuito dos baobás na bobociclismo
Saia de bike com os Doutores da Alegria
Colabore com os Doutores da Alegria
Doutores da Alegria contam causos
Os quinze anos dos Doutores da Alegria
O semeador de baobás
Saia de bike com os Doutores da Alegria
Serviço
O quê: Show “Uma Receita Musical”
Com quem: Orquestra dos Médicos de Pernambuco
Onde: Clube AABB
Quando: Sábado, 4/11
Horário: 16h
Endereço: Av Malaquias, 204, Graças
Informações: 81 985492186
Quanto:
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Hans Von Manteuffel / Divulgação