Olha aí a Companhia Editora de Pernambuco, fazendo e acontecendo. A Cepe, como é mais conhecida, está com um título selecionado para o Clube de Leitura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Língua Portuguesa. O livro é Uma Festa na Floresta, de Leda Sellaro. Já o programa do Clube foi idealizado “somente” pela Organização das Nações Unidas (ONU). É a primeira vez que um livro da Cepe integra essa lista, assim como outras obras de língua portuguesa. Isto porque até 2019, quando o Clube de Leitura dos ODS da ONU foi lançado (durante a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália), só faziam parte títulos nas seis línguas oficiais da ONU: árabe, chinês, francês, russo e espanhol. As obras escolhidas serão publicadas no site da ONU ainda este mês. Ao todo, foram selecionados 175 publicações, entre mais de mil inscritas do Brasil e Portugal.
O objetivo do Programa é promover os ODS entre crianças e jovens de 6 a 12 anos através da leitura para, em um futuro próximo, erradicar a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável. O livro é infanto juvenil. Lêda Sellaro é Mestre em Educação e Doutora em História pela Ufpe, e tem várias premiações literárias. Ela enalteceu um clube de leitura “voltado para a sustentabilidade, cujos objetivos contemplam muitos aspectos da vida nas florestas”. E descreve: “Minha narrativa poética em cordel envolve lendas do folclore brasileiro, cujos seres encantados se apresentam num festival de músicas promovido pelo Saci, empenhado em manter o convívio, nem sempre fácil, entre eles”
No livro, as composições concorrentes permitem conhecer um pouco de cada participante, como no caso do Curupira: Depois veio o Curupira/que cantou bem entoado:/Eu defendo a natureza/ e tento ser educado/ mas, com aqueles que a maltratam/ consigo ser bem malvado. /Com seu cabelo vermelho/ e os pés virados pra trás/ o pequeno Curupira/Disse do que era capaz/ pra defender a floresta/mostrando-se muito audaz”, lembra a escritora. Das 17 categorias do clube, todas ligadas aos ODS, o título da Cepe figura em Vida Terrestre. E irá compor a Agenda 2030 da entidade internacional, um plano global para erradicar a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável, mais do que necessário, principalmente no Brasil, onde a pobreza é grande e a natureza é agredida. Sempre.
A seleção do título foi realizada em 2020 por leitores da seção brasileira da International Board on Books for Young People (IBBY) da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Câmara Brasileira do Livro (CBL), e Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB).
Para o editor da Cepe, Diogo Guedes “Uma festa na floresta é uma obra encantadora que ajuda a ter essa consciência de que o ser humano faz parte de um sistema muito complexo com diferentes habitantes, e que ele só tem a ganhar ao entender, se integrar e respeitar esses coabitantes”. Outras categorias que fazem parte do clube são Igualdade de gênero, Redução das desigualdades, Erradicação da pobreza, Fome zero e agricultura sustentável, Saúde e bem estar, Educação de qualidade, Água potável e saneamento, Energia limpa e acessível, Trabalho decente e crescimento econômico, Indústria, inovação e infraestrutura, Cidades e comunidades sustentáveis, Consumo e produção sustentáveis, Ação contra a mudança global do clima, Vida na água, Paz, justiça e instituições eficazes.
Leia também:
Ajude a quem precisa e ganhe um livro
Pandemia não inibe produção de livros: Vem aí um até sobre Zeppelin
Caixa de leituras já está nas ruas
Leia de graça “A Emparedada da Rua Nova”
Livro revelasegredo da guerrilha
História: Revolução de 1930 e três homens que se chamavam João
Sessão Recife Nostalgia: Os banhos noturnos de rio no Poço da Panela
O ano de Cida Pedrosa: escritora premiada, feminista e vereadora
Livro sobre Clarice Lispector: “O que escrevo continua”
Raul Lody revisita Gilberto Freyre
Comida e tradição no Museu do Estado
“João Cabral não é um iluminado, mas um iluminador”
Pandemia não inibe produção de livros. Vem até um sobre o Zepellin
De Yaá a “Penélope Africana”
Premiada, Mary Del Priori é primeira atração do Circuito Cultural
João Cabral não é um iluminado é um iluminador
O levante dos camponeses
Editoras contra elitização do livro
Aventura literária no Olha! Recife
Carlos Pena Filho: Desejos presos na APL
Carlos Pena Filho: trinta copos de chope
Litoral Sul ganha tenda literária
Sidney Rocha preside Conselho da Cepe
O lado editor do escritor Sidney Rocha
Carlos Pena Filho: “são trinta copos de chope” e memórias no Museu do Estado
Joca e seus diálogos improváveis
Você tem fome de quê? De livros
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação /Cepe