Um retrato do Recife em meio milênio

Compartilhe nas redes sociais…

Um lembrete, para os que não sabem: em 2037, o nosso Recife completa meio milênio. Pois sete artistas pernambucanos se anteciparam e resolveram montar uma  exposição, a partir de uma pergunta provocativa. “Como você imagina o Recife no ano 2013?”. O resultado do Coletivo, o Baluarte, pode ser visto a partir dessa quinta-feira, no  Museu da Cidade, que fica no Forte das Cinco Pontas, localizado no bairro de São José. O nome da exposição “Recife Sentido, Sentido Recife”. E a mostra antecipa o aniversário de cinco séculos da capital pernambucana. A abertura da mostra ocorre às 19h, e a  exposição fica em cartaz até 24 de fevereiro.

A curadoria é de Sandro Vasconcelos. A exposição reúne obras inéditas dos artistas plásticos Abraão Figueiredo, Alexandre Almeida, Emerson Pontes, Fabio Rafael, Marcelo Figueiredo, Paulo Regis e Romero Pontes. São 15 trabalhos distribuídos em desenho, fotografias, esculturas e pintura. As obras, produzidas a partir dessa provocação entre os artistas em junho passado, trazem referências ao Recife em suas diversas épocas, do antigo ao atual.  Emerson Pontes , em fotografias, faz referências à histórica Praça da República. Fábio Rafael traz os emblemáticos baobás em desenho em carvão sobre lona. O Rio Capibaribe está nas aquarelas de Abraão Figueiredo, enquanto as praças do Derby e de Casa Forte são mostradas por Romero Pontes em quadros de técnica mista, de acrílico sobre tela e colagem. E por aí vai.

Em objetos, Paulo Régis faz referências à conturbada Avenida Conde da Boa Vista e apresenta máquinas do tempo – confeccionadas em esculturas de metal, vidro e madeira – nas quais convida o visitante a buscar panoramas da cidade. O Recife dos mascates e do comércio informal está presente com Marcelo Figueiredo em objetos e pinturas de acrílico sobre madeira.  Vale a pena visitar a exposição. Até para sentir o que foi o Recife, o que é e como será. Isso, claro, na visão dos artistas.

Serviço

Abertura da exposição “Recife Sentido, Sentido Recife”

Quando: 19 de janeiro

Horário: às 19h

Visitação: 20 de janeiro a 24 a fevereiro de 2017

Horário: 9h às 17h

Onde: Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas, São José, Recife.

Entrada: gratuita

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife

Fotos:  Andrea Rego Barros / Divulgação / Prefeitura do Recife

Acesse sempre oxerecife.com.br, um blog a serviço do Recife e de sua gente.

Continue lendo

Peixe Beta Espaço Cultural tem exposição sobre povo de terreiro

Longe da histeria dos bebês reborn, expô faz reflexão sobre maternidade real

Pinturas feitas com sabor de café no Museu da Cidade do Recife

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.