“Um Piano por Pernambuco”: Música clássica e grátis do Recife ao Sertão

Compartilhe nas redes sociais…

Nesses dias, em que perdemos o inesquecível Arthur Moreira Lima (1940-2024), posso dizer que tenho dele uma lembrança inesquecível. A sua turnê “Um piano na estrada”, com a qual levava sua arte maravilhosa a qualquer parte do Brasil. O palco onde se apresentava era um caminhão. E foi assim que o vi a última vez, nos fazendo levitar no Parque da Macaxeira, na Zona Norte do Recife. Indiferente aos gritos que surgiam das quadras de esportes, o pianista comandou o show com maestria, como se não houvesse ruído ao seu redor. E lembro que deixei o Parque com a sensação de pisar em nuvens. Sim, a música nos enleva. E por que falo isso? Para lembrar que no momento, há “Um Piano por Pernambuco” rondando por aí.

É que o pianista Luís Felipe Oliveira embarca uma turnê por cinco cidades com o projeto “Um Piano por Pernambuco“. Com o objetivo de democratizar o acesso à música clássica, a iniciativa itinerante de sensibilização musical leva, durante o mês de novembro, recitais gratuitos à Zona da Mata, Agreste e Sertão. Já passou pelo Recife (dia 1º, na ETE de Criatividade Musical, na Boa Vista). E agora, passa por Vitória de Santo Antão (dia 8, Teatro Silogeu), Caruaru (dia 12, Teatro Rui Limeira Rosal), Arcoverde (dia 13, Teatro Geraldo Barros) e Triunfo (dia 14, Convento São Boa Ventura). Masterclass e concerto-aula também estão na programação das cidades visitadas. Ele quer que o público não só assista ao concerto, mas que também contemple o piano, instrumento que lhe  despertou a vocação há doze anos, quando ele viu um de verdade pela primeira vez. E teve certeza que sua vida não faria mais sentido sem o instrumento.

“Quando levamos a um município um trabalho artístico diferente do que comumente lá é praticado, proporcionamos o enriquecimento cultural da cidade e da população. Parte do público estará vendo um piano pela primeira vez. Como aconteceu comigo aos 15 anos, é possível que isso transforme uma vida, com crianças e adultos despertando o interesse pelo instrumento após esse encontro. Quero mostrar que o piano é um instrumento muito bonito quando visto de perto.”

Natural de Gravatá, Luis Felipe teve seu primeiro contato com o piano durante a passagem do “Festival Virtuosi” pela sua cidade, em 2012, quando viu pela primeira vez um piano e um concerto de música clássica. Começou então a estudar sozinho pela internet e fez amizade com o gerente de um hotel do município, que o convidou a tocar para os hóspedes nos fins de semana – nos demais dias, o instrumento ficava liberado para o garoto treinar.

O esforço valeu a pena. Hoje, com 27 anos,  premiado dentro e fora do País (e por diversas edições, atração daquele “Festival Virtuosi” que transformou sua vida), é ele quem leva o piano para encantar novas pessoas. E o faz inspirado exatamente em projetos como “Um Piano pela Estrada” (de Arthur Moreira Lima) e “Piano Brasil” (de Miguel Proença), que oferecem concertos por diversas regiões do Brasil, o pianista pernambucano busca agora proporcionar uma experiência similar ao público pernambucano. O repertório de “Um Piano por Pernambuco” traz  diversidade da música clássica através de composições de Liszt, Chopin, Villa-Lobos e do pernambucano Dierson Torres, de quem será executada a peça ‘Seis Variações sobre o Hino de Pernambuco’, escrita pelo compositor a pedido de Luis Felipe – e a ele dedicada.

Com duração de 50 minutos, o programa propõe uma viagem pelos primórdios do repertório para piano do romantismo do século 19, passando pelo nacionalismo brasileiro no século 20 e chegando até o século 21 com um compositor pernambucano vivo. O projeto inclui masterclass e concerto-aula de sensibilização à música erudita para estudantes do ensino fundamental e médio. Os encontros terão tradução simultânea em Libras, garantindo acessibilidade para o público surdo e com deficiência auditiva. Todos os textos produzidos para o projeto, incluindo o programa com informações sobre as obras, compositores e intérprete, serão disponibilizados online com descrição de imagens, assegurando o acesso para pessoas com deficiência visual.

“Um Piano por Pernambuco” conta com apoio dos Pianos Chateaubriand e incentivo da Fundarpe/Funcultura/Governo de Pernambuco. Nos links abaixo, mais informações sobre piano.

Leia também
Parque da Macaxeira: piano para todos
Piano de Amaro de Freitas
O piano da nova geração francesa
Piano de Amaro Freitas ao vivo na estreia do filme “Fim de semana no paraíso selvagem”
Sessão Recife Nostalgia: os carregadores de piano do século 19 no Recife
Sessão Recife Nostalgia: Pastoril, Villa Lobos, e piano na Casa do Sítio Donino
Piano, treminhão e Beto Ortiz em festival de música instrumental no Conservatório
Queen, Rolling Stones e Beatles ao piano
Casa Forte com piano e violino
MPB, piano e cavaquinho no Plaza
Dia as Mães: Piano, canto e violão
História do Piano no Ricardo Brennand
Bar “O Pianista” sedia “Afrodisíacas”

SERVIÇO
O quê: “Um piano por Pernambuco”
Quando: 
08/11 – Vitória de Santo Antão
Teatro Silogeu (Rua João Fernandes Vieira, 200 – Matriz)
10h – Concerto aula
14h – Concerto aula
19h30 – Recital

12/11 – Caruaru
Teatro Rui Limeira Rosal (Rua Rui Limeira Rosal, s/n – Petrópolis)
15h – Concerto aula
19h30 – Recital

13/11 – Arcoverde
Teatro Geraldo Barros (Rua Capitão Arlindo Pacheco, 364 – Centro)
15h – Concerto aula
19h30 – Recital

14/11  – Triunfo
Convento São Boa Ventura (Avenida Frei Fernando, 194 – Triunfo)
14h – Concerto aula
19h30 – Recital

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.