O Mês da Consciência Negra está presente nas programações turísticas do Recife, neste final de semana. E há opções na Zona Norte (Sítio Trindade) e no Centro (com o Olha! Recife). No primeiro, com entrada pela Estrada do Arraial (em Casa Amarela) ou pela Estrada do Encanamento (no Parnamirim), acontece a Feira Mercado Afro, nesse sábado, das 15h às 20h. Haverá exposições, desfiles, debates, oficinas, e artes cênicas, como dança e teatro. O evento ocorre ao lado do casarão rosa do Sítio Trindade.
Já o “Olha! Recife”, que tradicionalmente acontece aos sábados e domingos, oferece passeios inspirados nas referências à história e heranças da presença negra em Pernambuco. No sábado, são dois passeios de ônibus. Vejam o que está incluído nos roteiros: Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos do Recife, Monumento do Maracatu e de Zumbi dos Palmares, Pátio do Terço, Pátio de São Pedro, Praça da República, Jardim do Baobá e outros locais. O roteiro a pé do domingo, lembrará o poeta Solano Trindade; Dona Santa, rainha do Maracatu Leão Coroado; e ainda Badia, cuja religiosidade e folias carnavalescas até hoje são lembradas no Pátio do Terço.
Quem prefere a bicicleta, também vai ter direito a visita à Igreja Rosário dos Pretos do Recife, ao baobá da Praça da República, à Rua da Moeda, onde tradicionalmente ocorrem ensaios de maracatu e grupos de samba. Para os que não sabem, aquela igreja foi construída por irmandades de negros escravos, e durante muito tempo abrigou cerimônias de coroação de rainhas dos maracatus. No Pátio do Carmo – que também está incluído nesse roteiro – tem estátua em homenagem a Zumbi dos Palmares. O Pátio do Terço e o de São Pedro também estão fazem parte. A programação é a seguinte:
Sábado,19, 9h, com o tema “Circuito Afro”, e saindo da Praça do Arsenal (ônibus)
Sábado, 19, 13h, com o tema “Folhas e Solos Sagrados”, saindo da Praça da República (Ônibus)
Domingo, 20, 9h, com o tema “Recife Afro: Poesias, Lutas, Canções”, saindo da Praça do Arsenal (a pé)
Domingo, 20, 9h com o tema “Rainhas, Santos e Maracatus”, com saída na Praça do Arsenal (bike)