Há notícias que nós, jornalistas, gostamos de dar. E uma delas é a informação segundo a qual quatro escolas estaduais indígenas, do território xucuru foram contempladas com serviços de Internet via satélite (10Mbps) e equipadas com computadores para professores e estudantes. O #OxeRecife torce para que a medida se estenda a todas as dez etnias que habitam Pernambuco. “Essa entrega marca o início do processo de disponibilização de Internet para as 160 escolas indígenas da Rede Estadual”, informa a Secretaria de Educação e Esporte de Pernambuco (SEE).
Aplausos para a medida e tomara que se concretize não só nas áreas indígenas, mas também em todas as escolas oficiais, incluindo as localizadas em sítios da área rural do estado. No caso das dez etnias, elas se concentram no Agreste e no Sertão do Estado. Neste momento, as primeiras unidades de ensino beneficiadas foram: Escola Estadual Indígena Antônio Monteiro Leite; Escola Estadual Indígena Antônio Marinho Falcão; Escola Estadual Indígena José Nogueira Neto; e Escola Estadual Indígena Pedro Quinquim de Espíndola. Elas ficam no município de Pesqueira, a 215 quilômetros do Recife, na Região Agreste de Pernambuco. O Agreste é uma zona de transição entre a Zona da Mata e o sertão.
Todas as unidades de ensino estão sob jurisdição da Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão do Moxotó Ipanema – Arcoverde. “Continuaremos trabalhando para garantir que todos os alunos tenham acesso à educação digital, promovendo a inclusão e o desenvolvimento nas comunidades indígenas”, afirma o Gerente Geral de Tecnologia da Informação da SEE, Ivanildo Guerra. Ele diz, ainda, que a SEE faz investimentos consistentes, não apenas para substituição de computadores antigos, mas também para acréscimo de computadores novos.
O que se espera é que o indicador de obsolescência do parque tecnológico da rede oficial caia para 20% em 2024. A meta para 2025 é zerar a obsolescência. Assim como aumentar a disponibilidade de dispositivos para estudantes de atuais 4% para 20%. “A SEE está visando o suporte à implementação de políticas públicas desenvolvidas pelas áreas pedagógicas, dentre as quais destacam-se as ações para promoção da inclusão digital dos professores e estudantes da Rede Estadual, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade tecnológica, tais como indígenas e quilombolas”, explica.
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Foto: Divulgação / SEE