Tereza Costa Rego no Sebo Casa Azul

Compartilhe nas redes sociais…

Artista plástica, mulher com muita história – e também dona de grande sabedoria – a pintora Tereza Costa Rego volta a ser a dona da festa, nessa sexta-feira, quando completa 89 anos. Depois de concorrida noite de autógrafos, no Museu do Estado, que ocorreu nesse mês, ela participa de nova sessão nesse 28 de abril, agora com dois livros sobre sua vida.

A partir das 19h, Tereza estará no Sebo Casa Azul, do jornalista e escritor Samarone Lima, para prestigiar o relançamento de Terezas  (de Inácio França) e Tereza Costa Rego, uma Mulher em Três tempos (de Bruno Albertim),  lançado no Recife no último dia 18. O Sebo fica na Rua Treze de Maio, 121, Olinda, o novo endereço cultural do Sítio Histórico da cidade vizinha.

A julgar pelos títulos das duas obras, já dá para se perceber a vida múltipla e rica de Tereza, que nasceu em família aristocrática, casou cedo como as mocinhas da época, foi mãe, cumpriu rotinas sociais. Mas que também desafiou as convenções, ao assumir uma grande paixão, que seria o amor de sua vida, e com o qual partiria para o exílio. Foram anos de clandestinidade, de identidades falsas, mas também, de muita paixão e vivências mil.

De volta ao Brasil, com a anistia, Tereza regressa com o companheiro ao País, mas poucos dias após o retorno, ele morre de repente, vitimado por um ataque cardíaco. A tristeza, ela enfrenta mergulhando ainda mais na sua arte, que termina por lhe conferir uma obra grandiosa, nacionalmente respeitada. No sábado, o Sebo Casa Azul promove sarau, dessa vez com o poeta Múcio Góes. O horário, 21h18m. Não entendi esse quebradinho de 18 minutos. Será que tem algum significado?

Leia também:
Raimundo Carrero no Sebo Casa Azul
Bernarda Soledade no Sebo Casa Azul 
Tereza, uma mulher em três tempos
Depois da caminhada: Olinda é linda

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação

Continue lendo

Manuel Bandeira sofreu influência de poetas de língua inglesa? Livro responde

“Na Praça com Clarice, entre o amor e a selvageria” começa em Casa Forte

“Busca ativa” de leitores: Cepe leva livros a presídio, festivais, Expresso Cidadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.