Teatro Santa Isabel de “roupa nova”

Compartilhe nas redes sociais…

Quem for amanhã ao concerto da Banda  Sinfônica do Recife, terá uma surpresa ao chegar no Teatro Santa Isabel. Completando 169 anos e com muita história a contar, a Casa está de roupa nova. O mais tradicional equipamento cultural do Recife passou por  processo de restauração. Nos últimos meses, foi recuperada a pintura de vários ambientes internos, como saguão, bilheteria e cafeteria. E toda a fachada ganhou pintura nova. Isso após cuidadosa pesquisa cromática, com orientação do Iphan.  O TSI está com tom de rosa mais próximo possível ao da pintura original. Ficou lindo!

Também passou por recuperação o mobiliário datado de 1950. Os móveis foram doados ao teatro quando o mesmo era administrado pelo médico, escritor, teatrólogo e ator Valdemar de Oliveira, por ocasião do centenário do Santa Isabel. Além de preservar a preciosa história do equipamento, as intervenções atualizaram as instalações do teatro para atender às orientações contemporâneas de acessibilidade, com a instalação de poltronas para obesos na plateia.

O Teatro Santa Isabel não é só uma relíquia da nossa arquitetura, mas também um tesouro de nossa história.

O Teatro de Santa Isabel, cujo nome é uma homenagem à Princesa Isabel, foi inaugurado em 18 de maio de 1850. Foi destruído por um incêndio ocorrido em 19 de setembro de 1869, tendo sido totalmente recuperado,  redimensionado e entregue ao povo pernambucano em 16 de dezembro de 1876. Idealizado pelo Barão da Boa Vista, e teve o projeto dirigido pelo engenheiro francês Louis Léger Vauthier, que inovou na época, optando por não utilizar trabalho escravo na construção de arquitetura neoclássica. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 31 de outubro de 1949, o equipamento foi mais tarde eleito um dos 14 teatros-monumentos do país, o TSI não só uma relíquia  de nossa arquitetura. Tem, também, muita história.

Além de visitas de pessoas  ilustres – como o Príncipe Dom Pedro II – a casa emoldurou importantes capítulos da vida política da cidade:  assistiu a Revolução Praieira, abrigou as campanhas abolicionista e pelo advento da República.  Foi de lá que ecoou para todo o Brasil a histórica frase do abolicionista Joaquim Nabuco: “Aqui vencemos a causa da abolição”, imortalizada numa placa exibida numa das paredes do teatro até hoje. Foi cenário de debates literários, inclusive entre Tobias Barreto e Castro Alves. O Teatro fica na Praça da República, no Bairro de Santo Antônio.

Leia também:
Conheça melhor o Teatro Santa Isabel
Santa Isabel: flanelinhas X motoristas
Visita guiada e sarau no Santa Isabel
Visita gratuita e guiada ao Santa Isabel

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.