Teatro do Parque revive esplendor do passado e reabre em 11 de dezembro

Depois de uma década fechado, de muitas reclamações de produtores e artistas, e até de vigílias em defesa de sua reabertura – como as chamadas viradas culturais – o Teatro do Parque finalmente está de volta. Os trabalhos de restauração foram concluídos e a tradicional casa de espetáculos é uma riqueza só, ao readquirir suas características arquitetônicas datadas do início do século 20. Mais precisamente de 1929. É que o Parque tem 105 anos, mas após as prospecções escolheu-se aquele ano como referência para a requalificação, por ter sido nele que Parque ganhou status de cine-teatro.

O   Teatro  volta em grande estilo. Além da restauração e da modernização de seus equipamentos cenográficos, o único teatro jardim do Nordeste está brindando o Recife a partir do dia 11 de dezembro, quando reabre para o público. É que naquela sexta-feira, haverá um concerto da Banda Sinfônica do Recife.  No sábado (12), ocorrerá exibição de filme, enquanto no domingo (13), haverá apresentação de espetáculo teatral.

“Nos próximos dias, a Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife, lançarão o edital de ocupação da pauta do teatro, que, aos 105 anos de idade, vai poder voltar a contar e ostentar toda a beleza de sua história e arquitetura, sem ter nenhum de seus capítulos cobertos por tinta, descaso ou gesso”, informa a Prefeitura.  O trabalho de restauração não foi fácil. Exigiu não sou a retirada de camadas sucessivas de tintas das paredes seculares, como também a fabricação de peças especialmente para o Teatro do Parque e até compras em leilões e antiquários.

O Teatro do Parque possui 800 lugares. E segundo a Prefeitura, do ponto de vista técnico, tornou-se das mais bem equipadas casas de espetáculo da capital pernambucana, com maquinário cênico de última geração, climatizado, com acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção ou deficiência, câmeras, sistema e cortina de prevenção contra incêndio. Um dos únicos teatros-jardim do Brasil, o Parque ganhou ainda um projeto de paisagismo especial e convidativo ao público. Além de ser um espaço que promoverá o encontro de pessoas, o jardim do Teatro será uma extensão do palco, podendo ser cenário para apresentações ao ar livre.

Vamos torcer, agora, para que o próximo gestor tenha sensibilidade e trabalhe a revitalização da área do entorno do Teatro do Parque, como Rua do Hospício, Imperatriz e Praça Maciel Pinheiro, já que a área está em franca decadência. E que, ao contrário da atual gestor,  o próximo não ignore o Hotel do Parque, que integrava o conjunto turístico e cultural, quando foi implantado há mais de um século. Na última vez em que estive no centro, o prédio do velho hotel estava fechado, pois a loja de eletrodomésticos que ali funcionava não resistiu à pandemia. Mas deixou o local não sem antes ter descaracterizado por completo o edifício térreo do  prédio histórico como, aliás, é comum no Recife sem que os órgãos competentes nada façam para coibir a poluição visual e as reformas  indignas desse nome.

Leia também:
Teatro do Parque tem obras concluídas
Teatros ganham reformas durante a pandemia
Teatro jardim, o Parque terá área verde como extensão do palco
Teatro do Parque: Agora vai. Será?
Teatro do Parque será entregue em 2020
Que tal lutar pelo Teatro do Parque e também pelo Hotel do Parque?
Obras recomeçam no Teatro do Parque
O Hotel do Parque Sem Memória
Hotel do Parque em livro sobre Root
Virada Cultural pelo Teatro do Parque
Teatro do Parque tem Virada Cultural
Pátio de São Pedro está sendo pilhado
Vandalismo: prejuízo de R$ 2 milhões
Ponte da Boa Vista pede socorro
Ponte da Boa Vista ganha abraço
Ponte da Boa Vista ganha reparos
Imperatriz tem 26 lojas fechadas
São José e Santo Antônio ganham livro: viagem por quatro séculos de história
Silenciosa relíquia do tempo de Nassau

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Andréa Rego Barros/ Divulgação / PCR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.