Teatro do Parque agora vai…. Será?

Compartilhe nas redes sociais…

Datado do início do século passado, exemplar raro no Brasil de teatro jardim e um dos mais simpáticos do Recife, o Teatro do Parque deve ser entregue ao público até o final do ano, segundo garante a Prefeitura ao #OxeRecife. Inaugurada em 1915, casa de espetáculos está fechada há uma década, o que já gerou uma série de protestos na cidade, incluindo as chamadas viradas culturais.  E as obras vêm se arrastando,  com seguidas paralisações.

Desde então, as reinaugurações vêm sendo anunciadas, porém sempre adiadas. Mas  de acordo com a Prefeitura, “as obras encontram-se em estágio avançado”. Também, depois desse tempo todo… não era para menos. Em maio de  2018, foi informado aqui no Blog que os serviços de restauração e recuperação demandariam doze meses. Ou seja, deveriam – nesse caso – ter sido concluídas em maio de 2019. Só na chamada “finalização”, teriam sido investidos R$ 5.652.904, a serem pagos a empresa que ganhou licitação “para terminar as obras”.

 

Localizado no Bairro da Boa Vista, o Parque é um raro exemplar de teatro jardim no Brasil: mais de um século de existência.

Agora, a restauração acaba de ser incluída em uma relação de  1.554 inaugurações que o Prefeito Geraldo Júlio (PSB) diz que vai entregar até o final desse ano, quando termina seu mandato. Entre as dez listadas como “as mais importantes”, encontra-se exatamente o Teatro do Parque. Pedi detalhes à Prefeitura, inclusive sobre todo o total investido até o momento, mas com a pandemia, parece que está tudo difícil. Não me forneceram números. O teatro tem estilo art noveau, e seus camarotes, em ferro, têm formato de ferradura. Seu interior é muito, mas muito gracioso.

A Secretaria de Cultura enviou uma nota com um balanço do que e está sendo feito ao #OxeRecife: “Chegam à reta final as obras no secular Teatro do Parque. A delicada e grandiosa intervenção envolve não só as obras civis, mas também o restauro de toda a estrutura predial, bem como dos seus elementos decorativos”, diz a nota. “Entre outras intervenções, foram recuperados alicerces e sistema de drenagem do prédio histórico, já bastante danificados, além de retiradas as tubulações de refrigeração aparentes e muitas camadas de gesso e pintura, que escondiam a beleza do projeto arquitetônico original, devolvendo à casa de espetáculos mais querida do Recife as características de 1929, com direito a afrescos recuperados”, informa a nota (os afrescos, como se sabe, são de Mário Nunes e Henrique Elliot).  Informa, ainda, que,  “neste momento, estão sendo executadas as obras complementares relativas à subestação, instalações elétricas, acústica, paisagismo e climatização, dentre outras, em estágio bem avançado”.

Leia também:
Teatro do Parque será entregue em 2020
Que tal lutar pelo Teatro do Parque e também pelo Hotel do Parque?
Obras recomeçam no Teatro do Parque
O Hotel do Parque Sem Memória
Hotel do Parque em livro sobre Root
Virada Cultural pelo Teatro do Parque
Teatro do Parque tem Virada Cultural
Pátio de São Pedro está sendo pilhado
Vandalismo: prejuízo de R$ 2 milhões
Ponte da Boa Vista pede socorro
Ponte da Boa Vista ganha abraço
Ponte da Boa Vista ganha reparos
Imperatriz tem 26 lojas fechadas
São José e Santo Antônio ganham livro: viagem por quatro séculos de história
Silenciosa relíquia do tempo de Nassau

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Acervo / #OxeRecife

Continue lendo

Leitores do #OxeRecife reclamam da situação das praças no verão: Hellcife

Parem de derrubar árvores (511). Duas degolas sem reposição na Boa Vista

Sarau das Artes volta a agitar bairro da Boa Vista com sua “guerrilha cultural”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.