Shopping Patteo no clima de carnaval

Sem carnaval nas ruas devido à pandemia, o que afeta – e muito – o comércio, os shopping centers do Recife e de Olinda tentam não deixar a peteca cair durante os dias de folia. Ao contrário, estão em clima de carnaval, seja caprichando na decoração, abrindo espaço para venda de souvenirs e artigos da época e prestando homenagem às agremiações e manifestações carnavalescas. É que muitos turistas procuras artigos que lembrem o carnaval, sejam adereços, camisetas e acessórios que lembrem a maior festa popular das duas cidades.

Em Olinda, o Shopping Patteo que já tem o Espaço Afetivo Homem da Meia Noite em caráter permanente, instalou o Espaço Cultural Blocos de Olinda, expondo estandartes de agremiações tradicionais da cidade histórica como Cariri, Troça Carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos e Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda. E também promove ações especiais para quem ama o Carnaval. A exposição fica em cartaz até 1 de março. A mostra está no piso L2 do centro de compras.

Patteo tenta reviver o carnaval e abre espaço para comercialização de artigos carnavalescos.

Hoje, a partir das 16h, quem estiver no shopping poderá conferir a transmissão ao vivo do desfile virtual comemorativo aos 70 anos de existência do Elefante de Olinda, uma  das agremiações mais tradicionais e  famosas da cidade histórica, e cujo hino ao “som dos clarins de Momo” virou uma espécie, também, de hino oficial do carnaval da cidade. A animação da live ficará por conta do Mestre Oséas com sua orquestra e de Samara Ramos.

Já na segunda-feira, o Pitombeira dos Quatro Cantos apresenta uma mini exposição contando um pouco da sua história. Pitombeira, como vocês sabem,  tradicionalmente é considerada agremiação rival do Elefante. Das 15h às 20h, os visitantes poderão conferir no Espaço Cultural Blocos de Olinda documentos e fotos antigas da Pitombeira, troça fundada em 1947. Um monitor também estará no local para explicar os itens históricos e tirar as dúvidas dos visitantes. Além disso, um porta-estandarte da agremiação estará presente, vestido com o tradicional traje inspirado no antigo rei da França, Luiz XV.

E fechando a programação especial, na terça-feira (01), o Velho do Cariri estará no espaço para receber os clientes, das 17h às 20h. Símbolo máximo da Troça Cariri Olindense, fundada em 1921, o velho mascate de longas barbas ruivas e chapéu de couro é conhecido por sair pelas ruas da cidade alta na madrugada do domingo de folia, montado em seu jumento, enquanto arrasta multidões pelas ladeiras.  O Cariri, como vocês percebem, é mais antigo do que O Homem da Meia Noite. Além das atrações culturais e da exposição de estandartes, o público pode adquirir produtos como camisas e itens temáticos das agremiações. A entrada é gratuita. O Shopping Patteo Olinda funcionará normalmente durante o período do Carnaval 2022. Nos dias 26 e 28 de fevereiro e 01 e 02 de março, o funcionamento para todas as operações será das 9h às 22h. Já no domingo, dia 27 de fevereiro, o funcionamento será das 12h às 21h.

Leia também
Homem da Meia Noite: Espaço Afetivo é ampliado
Homem da Meia Noite vira grife e ganha espaço afetivo em Olinda
Réveillon sem shows no Recifee Olinda sem Homem da Meia Noite nas ruas
Cadê o Homem da Meia Noite? E o Galo?
Os passeios do Homem da Meia Noite
Paço do Frevo e Homem da Meia Noite animam o domingo no bairro do Recife
Homem da Meia Noite merece respeito
Entre o sagrado e o profano,o Homem da Meia noite sobe o Morro
Homem da Meia Noite sobe o Morro. Agende-se
André Rio retribui honrarias ao Homem da Meia Noite
Paço do Frevo e o Homem da Meia Noite animam o Bairro do Recife no domingo
Shopping Patteo inaugura decoração original com cheiro adocicado no ar
Adoro ler no Shopping Patteo
Guerreiros do Passo “rendem” cinco mil foliões e ampliam trincheiras do frevo
Escuta Levino sai na quinta, sem a “festa” dos Guerreiros do Passo
Olha! Recife em clima de folia e com os Guerreiros do Passo
O homem de mola dos Guerreiros do Passo
Aprenda a fazer o passo. De graça
Frevo para bebês jovens e coroas
Paço do Frevo tem nova troça no domingo
Paço do Frevo vai a Olinda
Paço do Frevo: 500 mil visitantes
“O frevo mexe com tudo” no Paço

ia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / Patteo

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.