“Senhora de Engenho – Entre a Cruz e o Torá”, de Camaragibe ao Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes sociais…

Uma notícia boa. Depois de sete temporadas e seis festivais em Pernambuco, o espetáculo “Senhora de Engenho – Entre a Cruz e o Torá”, inicia circuito nacional com duas apresentações no Rio de Janeiro. Como vocês devem lembrar, o espetáculo é realizado pela Companhia Popular de Teatro de Camaragibe. E é muito salutar que a cidade, carente de outras manifestações culturais, tenha um grupo de teatro tão atuante.

“Senhora de Engenho – Entre a Cruz e o Torá” conta a saga de Branca Dias, judia, que fugia da Inquisição em Portugal, chegando à capitania de Pernambuco em 1554. E se depara com uma situação bem diferente daquela que almejara, pois encontra um engenho de cana-de-açúcar inóspito, com população de hábitos rudimentares. Ela e o esposo tentam viver uma nova vida, como o desafio de resgatar e promover a sua fé, mesmo diante de tantas adversidades daquela época.

A encenação é disposta em uma arena, e os atores convidam a plateia a sentar à mesa de jantar da protagonista, vivenciando o mesmo ambiente de intrigas e reviravoltas da história da cristã nova, que deixou um legado de coragem e determinação. A encenação com texto da carioca Miriam Halfim – tem direção do pernambucano Emanuel David D´Lucard. E já participou do Oitavo Festival Internacional de Teatro Itinerante do Chile. No Recife, ganhou o prêmio Júri Popular no Janeiro de Grandes Espetáculos de Pernambuco, em 2014.

No Rio de Janeiro, a primeira apresentação será às 20h do dia 6 de dezembro, na famosa Escadaria de Selarón, na Lapa. Os ingressos custarão R$ 30 e R$ 15. Na tarde seguinte, no dia 7, o grupo faz a contrapartida social. Apresenta-se a partir das 13h na Escola Municipal Menezes Vieira, que fica no Alto da Boa Vista. A apresentação será gratuita, para estudantes, pais e para os beneficiários do Asilo Floriano de Lemos. Depois do Rio, o grupo teatral viaja para Caicó, no Rio Grande do Norte. O processo é o mesmo: uma apresentação paga e outra  grátis, em escola pública. A turnê nacional tem apoio do Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura).

Continue lendo

Turismo: Ópera da Serra da Capivara movimenta São Raimundo Nonato

Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco mobiliza três palcos no Recife

Com mais de 80 anos, Adaucto Menezes sofre acidente em calçada irregular

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.