Semana do Meio Ambiente: Estudantes têm oficina de produtos de higiene

Compartilhe nas redes sociais…

Por conta da Semana do Meio Ambiente, o que não falta é atividade sobre o assunto nas escolas. Sim, precisamos todos de educação ambiental, até porque está nas novas gerações futuro do Planeta, porque as anteriores quase acabam com ele. Basta olhar nossos oceanos, nossos rios, nossos canais e bagunça com o que o lixo é descartado. E em estados como Pernambuco, onde coleta e tratamento de esgoto só atinge pouco mais de 30 por cento da população, qualquer aproveitamento de resíduo é interessante.

Atire a primeira pedra, por exemplo, quem nunca jogou óleo usado na pia da cozinha… É pensando nisso que a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Beberibe, promove, nos dias 5 e 6 de junho, a partir das 8h, uma oficina sustentável com seus estudantes para a produção de produtos de higiene. A ação faz parte da Semana do Meio Ambiente, celebrada em todo o país.

Durante a atividade, os alunos irão produzir sabão, desinfetante e velas repelentes a partir de materiais não biodegradáveis, como óleo de cozinha usado. Todos os insumos foram coletados pelos próprios estudantes em casa, promovendo não apenas o reaproveitamento de resíduos, mas também o engajamento das famílias no processo educativo. O resultado final da oficina será utilizado na própria escola, ampliando o impacto da ação e reforçando o protagonismo estudantil em práticas sustentáveis.

A iniciativa tem caráter interdisciplinar e envolve conteúdos de Química, Biologia, Geografia, Ciências e Educação Ambiental, permitindo aos estudantes compreender, na prática, temas como sustentabilidade, reaproveitamento de resíduos e responsabilidade socioambiental. Além de desenvolverem habilidades técnicas e científicas, os jovens também são incentivados a refletir sobre o consumo consciente e o papel transformador da educação. “A ideia é que os alunos aprendam fazendo e entendam os impactos ambientais do descarte inadequado de resíduos, percebendo como pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças”, destaca o gestor da unidade, Luciano Machado.

Abaixo, mais informações publicadas sobre a Semana do Meio Ambiente 2025 no #OxeRecife

Leia também
Semana do Meio Ambiente começa a ser comemorada no Recife
Semana do Meio Ambiente tem Dois Irmãos de graça, plantio, rio e cinema
Na Aldeia Beberibe: Oficinas de circo e de educação ambiental para crianças
Rio Ipojuca, o terceiro mais poluído do Brasil, ganha parque “Janelas para o Rio”
Reuso das águas industriais ainda precisa avançar no Brasil
Alcoa e Simpress compensam emissão de carbono com plantio de árvores
Rio Ipojuca, o terceiro mais poluído do Brasil, ganha parque “Janelas para o Rio”

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Josimar Oliveira / Secretaria de Educação de Pernambuco / Divulgação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.