Selva de concreto, árvores e mutirão

Compartilhe nas redes sociais…

Olhem só para a foto acima. Esta selva de concreto fica na Zona Norte do Recife, cujos bairros eram marcados por quintais e muitas árvores até pouco tempo, elementos cada vez mais raros na paisagem de na nossa cidade. E estão sumindo aos montes, não só por equívocos na política oficial de arborização da cidade, como pelo avanço da especulação imobiliária.

Pois tem gente que não está parado não. O Grupo Amantes do Recife lançou um apelo nas redes sociais, convocando seguidores para participar de um mutirão de plantio de mudas na cidade. “ A gente começa pela Praça da Independência, vai passar pela Avenida Caxangá, pela Avenida Agamenon Magalhães e também pela Praça Desembargador Adauto Corrêa de Araújo, uma das mais abandonadas do Recife”, afirma Ubirajara Lopes Carvalho.

Ele é criador do Grupo que, há alguns anos, dedica-se a fazer mutirões em locais abandonados pelo poder público na cidade. E, como sabemos, não são poucos jardins, praças e parques precisando de cuidados no nosso Recife, tão detonado. Nesta semana, ele mesmo esteve  na Avenida Caxangá, onde plantou uma mangueira, próximo àquele viaduto que não leva nada a lugar nenhum, e em cuja construção foram derrubadas várias árvores.

“Quando fizeram o viaduto, foram muitas as árvores eliminadas até hoje sem reposição”, reclama.  “Houve um pequeno replantio entre o Museu da Abolição e a Exposição de Animais, mas muitas mudas morreram”.  Disse, também, que há mais de quinze anos vem pedindo à Prefeitura para arborizar a Avenida Afonso Olindense, na Várzea. “Botaram meia dúzia de árvores e nada mais até hoje”, reclama.

Para lutar contra a aridez do Recife – e o consequente aumento de temperatura – Ubirajara lançou o apelo para o mutirão, nas redes sociais. Para que as árvores não corram o risco de serem arrancadas pela Prefeitura, ele informou que vai enviar ofício à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, com relação de ruas carentes de plantio. Assim, o grupo saberá que espécies podem ser colocadas nas artérias escolhidas, sem risco de precoce remoção.  Depois, é só colocar mãos à obra. O Recife agradece.

Leia também:
Sai dessa Noia plantando árvores 
Recife vai ganhar 2 mil árvores
Exemplos de amor ao verde no Recife
Desmatamento em pulmão do Recife
Selva de concreto ganha compensação
Compensação pela selva de concreto

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Parem de derrubar árvores (512). Degola dupla no bairro do Espinheiro

Parem de derrubar árvores (511). Duas degolas sem reposição na Boa Vista

Parem de derrubar árvores. Comuns no Recife, arboricídios pipocam no país

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.