São João tem reisado em Arcoverde

Sempre gostei de São João meio intimista, do sítio, do forró pé de serra, das comidas de milho na mesa dos amigos ou da família. Mas a festa junina está virando carnaval, em muitos lugares. Gente demais, som alto demais, trio elétrico demais. Tem quem pense como eu e que, nessa época do ano, procura arraiais alternativos.  Depois que Caruaru explodiu, Arcoverde passou a ser refúgio de quem está correndo das grandes multidões. Mas a fama se espalhou e, a cada ano, a demanda aumenta. Por esse motivo, a cidade sertaneja está fazendo um festão, em 2017. Mas de olho nas próprias raízes.

Ao longo de onze dias, o município – localizado a 259 quilômetros do Recife – vai movimentar nove polos, através dos quais circularão nada menos de 170 atrações. E a abertura, no próximo dia 17, é com ninguém menos do que o grupo Reisado das Caraíbas, o grande homenageado da festa. Ao longo dos últimos dez anos, Arcoverde transformou-se em um dos principais destinos jurídicos. Por esse motivo, este ano os recifenses terão uma boa oportunidade para conhecer aquele folguedo, cada dia mais raro nas grandes capitais.

Segundo a Prefeita Madalena Brito (PSB), cerca de 70 por cento das atrações contratadas para animar as festas juninas são da terra. “Estamos  valorizando a nossa raiz cultural não só nas atrações programadas, como na decoração junina”, diz.  Fiquem de olho em três polos.  O primeiro é o Polo Cultural, situado na Praça da Bandeira,  onde desfilarão atrações que vão de Alceu Valença a Maciel Melo, de Dorgival Dantas a Jorge de Altinho e Mazinho de Arcoverde. Mas… foi convidado também o “sertanejo” Luan Santana.

O segundo que parece ser muito interessante, também, é o Estação da Cultura, onde haverá oficinas e apresentações de elementos da cultura popular de Arcoverde, como bois, ursos e outros. Fica na Estação Ferroviária, no Centro.  Visitar o Polo Raízes do Coco também pode ser uma boa pedida. Lá tem venda de artesanato, praça de alimentação e shows em uma arena de 30 metros quadrados.  Arcoverde promove, ainda, um festival de quadrilhas, com R$ 6 mil em prêmios. #OxeRecife está dando a dica para você se programar com antecedência, porque nessa época, os hotéis do interior ficam superlotados.  #DevolvaMeuSãoJoão #OxeRecife.

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / Prefeitura de Arcoverde

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.