São João do Recife vem aí com 20 dias de festa, dez polos descentralizados e 800 atrações

Compartilhe nas redes sociais…

Vem aí outro “carnaval”. Não é carnaval, mas é quase, porque a animação parece que vai ser grande. É que a Prefeitura do Recife informou hoje que o ciclo junino terá 20 dias de festa, com nada menos de 800 atrações, e que o fuzuê já começa no dia 11 de junho, véspera do Dia dos Namorados e de Santo Antônio, que juntamente com São João e São Pedro são os santos homenageados durante os festejos. A cidade ficará movidaa forró, xote, baião, coco, ciranda, balancê, arrasta-pé.

Entre as atrações que ocupam os palcos dos arraiais, estão: Alceu Valença, Elba Ramalho, Anastácia, Santanna, Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Geraldinho Lins, Em Canto e Poesia, Quinteto Violado, Nando Cordel, Novinho da Paraíba, Coco dos Pretos, Ciranda Dengosa, Terezinha do Acordeon, Ciranda Imperial, Bia Marinho, Coco do Juremá, Nádia Maia, Cascabulho, Fim de Feira, Ciranda do Egídio, Assisão, Mestre Ambrósio, Salatiel D’ Camarão, Muniz do Arrasta-pé, Família Salustiano, Lia de Itamaracá, Forró na Caixa, Alcymar Monteiro e Mestre Gennaro, além de Tintim por Tintim, Bailinho Kids e Arraialzinho da Fada Magrinha, para garantir o arrasta-pezinho. Isso sem falar em Jorge de Altinho e Irah Caldeira. Os dois últimos, aliás, são  grandes homenageados deste São João 2023.

Prefeito João Campos (PSB) anuncia programação dos 20 dias de festas juninas no Recife: 800 atrações

O polo mais tradicional permanece como o Sítio da Trindade, sempre o mais movimentado. Mas este ano haverá um novo arraial funcionando, este na Avenida Rio Branco, que chamam de Boulevard, que ganhará sala de reboco, cidade cenográfica e barraquinhas.  A festa no bairro histórico já começa no dia 11 de junho, com os trios pé de serra circulando pelo bairro e espalhando o forró. Até o dia 30, todo dia será de forró naquelas bandas: de segunda a segunda, das 12h às 14h e das 17h às 19h, vai ter trio pé serra na Rio Branco. “Nos finais de semana, o balancê será caprichado, com as presenças de quadrilhas juninas e apresentações também na sala de reboco, das 19h até 1h, nas sextas e sábados e das 16h às 21h, aos domingos”, informa a Prefeitura. No dia 15, outra tradição junina ganha as ruas do Recife Antigo: o Desfile das Bandeiras, que acontece junto com a Caminhada do Forró, arrastando o povo da Rua da Moeda até a Praça do Arsenal, a partir das 17h.

No Sítio Trindade, na mais autêntica e tradicional celebração junina da capital, a programação também começa no dia 11 de junho, com as eliminatórias do 37° Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas. Até o dia 15, um total de 34 grupos desfilarão suas cores e enredos no palhoção, garantindo muitos decibéis de emoção e beleza. Do dia 16 em diante, vai ter programação musical no palco principal e na sala de reboco nos dias 16, 17 e 18, 23, 24 e 25, 28, 29 e 30. Nos finais de semana, das 16h às 19h, o pavilhão do Sítio também terá programação infantil. Mas se engana quem pensa que os candeeiros se apagarão nos dias de semana. Os dias 21 e 22 também serão muito úteis para quem quiser celebrar a festa e a fé juninas, no Festival Comida de Santo e na Procissão dos Santos Juninos. Também nos dias 21 e 22, o palhoção das quadrilhas recebe as finais do concurso adulto. As apresentações do concurso infanto-juvenil serão nos dias 28 e 29. Nessa altura, já se encaminhando para o final, o passeio na roça desemboca em mais um polo. Nos dias 28, 29 e 30 vai ter festa para São Pedro, no Pátio histórico que leva o nome do santo, no centro da cidade.

Também haverá programação descentralizada em dez bairros. Nos dias 23 e 24, Lagoa do Araçá, Barro, Totó, Campo Grande e Cordeiro festejam São João. E nos dias 29 e 30, arrastam pé Brasília Teimosa, Bongi, Ibura, Vila Tamandaré e Poço da Panela, em honra e graça a São Pedro. Anote o calendário na agenda, para ir logo se programado.

Leia também
Procissão dos Santos Juninos desce o Morro
Quadrilha Raio de Sol é a grande vencedora de 2022
Depois do desfile das bandeiras e caminhada do forró, as quadrilhas
O brilho das quadrilhas no Sítio Trindade
Quadrilhas juninas: “Se te faltar coragem” nas “Mil e uma noites do São João”
A festa e o brilho das quadrilhas
Quadrilha: luxo, brilho e resultados
Último dia para ver as quadrilhas
Sexta de forró e desfile de bandeiras
Quadrilhas dão show no Sítio Trindade
Quadrilhas: luxo, brilho e resultados
Quadrilhas: do arraial ao palco
Cadê as quadrilhas tradicionais?
Chico Science redivivo no palco
Caminhada do Forró e Festa do Fogo animam Bairro do Recife 
Sítio Trindade: O forró não pode parar
Ainda sem mudanças a apresentar, Recentro faz festa na Guararapes
Recentro usa forró para animar São José
Festa: Avenida Guararapes rediviva?
Caminhada do Forró e Desfile das Bandeiras animam o domingo
Festejos juninos terminam no interior e começam no Recife
Sítio Trindade já está com arraial montado
São João no sítio está valendo a pena
Procissão linda e pouco público
Arraial comunitário em Casa Amarela

Festa  para São João e Xangô
Festa para Xangô foi um sucesso
“Olha pro céu meu amor”
Shopping Recife: Bandeirolas juninas e trio pé-de-serra
São João no Tacaruna tem arraial instagramável
Shopping Recife: Conheça a história de Luiz Gonzaga e dos santos juninos
O poderoso Santo Antônio e sua vingança contra a “vitalina” casamenteira

A língua incorrupta de Santo Antônio
Santo Antônio  casamenteiro, soldado, tenente e vereador cassado 
Capelinha de melão,é de São João, é de cravo, é de rosa é de manjericão
Os festejos juninos estão de volta
O São João ambulante da pandemia
Procissão dos Santos Juninos: entre a esperança e a pandemia
Procissão dos Santos Juninos vai descer o Morro só com o andor
O forró virtual da pandemia
Silvério Pessoa e Josildo Sá: o encontro do canavial com a caatinga
Banda Sinfônica lembra Jackson do Pandeiro com Josildo Sá no Santa Isabel
Danado de Bom no Santa Isabel
São João tem novos arraiais no Recife
Josildo Sá: forró, frevo e romantismo
Procissão dos Santos Juninos: São João verdadeiro sem precisar de funk nem DJ
Missa do Vaqueiro: do Sertão ao Cais
Almério e Silvério Pessoa no Marco Zero
São João da pandemia e da resistência
São João sem fogos nem quadrilhas
Centenário de Jackson do Pandeiro tem festa na Passa Disco
Procissão dos Santos Juninos: São João verdadeiro sem precisar de funk nem DJ
Procissão dos Santos Juninos
Acorda Povo em Campo Grande
Dia de procissão dos santos juninos
Linda, procissão das bandeiras é sábado
Capelinha de melão é de São João
Santo Antônio: casamenteiro, soldado, tenente e vereador cassado
A língua incorrupta de Santo Antônio
Forró no Sítio, Poço e Pátio de São Pedro
Caminhada do Forró e Festa do Fogo animam Bairro do Recife 
Olha! Recife tem ônibus com forró
“Eu amo minha rua”: Premiada via com homenagem a Jackson do Pandeiro
Acesso ao Sítio da Trindade: Estrada do Arraial só tem iluminação de um lado
Pensem, em 1964 já havia fake news: Bacamarteiros viraram “guerrilheiros”
Qual a origem dos bacamarteiros?

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Andrea Rego Barros / PCR /Acervo #OxeRecife e Hélia Scheppa / PCR

 

 

Serviço
São João do Recife
AVENIDA RIO BRANCO (Boulevard)
Dias 11, 18 e 25 de junho (domingos) – Quadrilhas, trios itinerantes/atrações na Sala de Reboco, das 10h às 14h/16h às 21h
Dias 12, 13, 14 e 15, 19, 20, 21 e 22, 26, 27, 28 e 29 de junho (segunda a quinta-feira) – Trios pé de serra itinerantes pelo bairro, das 12h às 14h e das 17h às 19h
Dias 16, 23 e 30 de junho (sextas) – Trios itinerantes/atrações na Sala de Reboco, das 12h às 19h/19h até 1h
Dias 17 e 24 de junho (sábados) – Quadrilhas, trios itinerantes/atrações na Sala de Reboco, das 12h às 19h/19h até 1h
Dia 15 de junho (quinta-feira) – Caminhada do Forró e Desfile das Bandeiras, da Rua da Moeda até a Praça do Arsenal), a partir das 17h

SÍTIO TRINDADE
Dias 11 a 15 de junho (domingo a quinta-feira) – Eliminatórias do 37º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas
Dias 16, 23 e 30 de junho (sextas) – Programação no palco e na sala de reboco, a partir das 18h
Dias 17 e 18, 23, 24 e 25 de junho (sexta, sábados e domingos) – Programação infantil do pavilhão das quadrilhas, a partir das 16h, e programação no palco e na sala de reboco, a partir das 18h
Dias 21 e 22 de junho (quarta e quinta-feira) – Finais do 37º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, a partir das 20h
Dia 21 de junho (quarta-feira) – Festival Comida de Santo, a partir das 20h
Dia 22 de junho – Procissão dos Santos Juninos, a partir das 16h, do Morro da Conceição ao Sítio Trindade
Dias 28 e 29 de junho (quarta e quinta-feira) – Programação no palco e na sala de reboco, a partir das 18h, e 19° Concurso de Quadrilhas Juninas Infantojuvenis, a partir das 20h

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos:

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.