Santo Antônio sem pedras portuguesas

Compartilhe nas redes sociais…

Modelo importado do além mar, as calçadas de pedras portuguesas do Recife nada têm a ver com as originais. Seus desenhos são lindos, mas pedras são mal assentadas, dificultam o caminhar devido ao desnível entre elas, e soltam com muita facilidade. Com o descaso do poder público, a situação só faz piorar. Na última quarta-feira, segui um grupo do Projeto Olha!Recife ,  passando por ruas como a Concórdia, Frei Caneca e João Souto Maior, no Centro. E na última, encontrei assentamentos bem feitos, com superfície ótima para pisar, bem nivelada.

Mas minha alegria durou pouco. Logo me defrontei com buracos imensos, que serviram até de gracinha por parte de comerciantes locais, quando me viram fotografá-lo. “Buraco em calçada aqui do Centro é o que não falta, olhe para todos os lados”, aconselhou um homem que vendia roupas. É verdade. Em áreas públicas, praticamente não se vê calçada de pedras portuguesas sem falhas no Recife. Algumas ganharam remendos indevidos com cimento, que ofende a estética, conforme tenho observado, também, durante roteiros pelo centro junto com grupo Caminhadas Domingueiras, com incursões por bairros como Boa Vista, Santo Antônio e São José.

Leitor mostra indignação com a situação das calçadas da Faculdade de Direito do Recife: tudo detonado no Centro

Há alguns dias, mostrei aqui no #OxeRecife a situação das calçadas da Rua do Riachuelo, Boa Vista. “O pior é que as calçadas mostradas são do entorno da Faculdade de Direito do Recife, um dos mais belos prédios da cidade. Casa de formação de muitos políticos de nossa história, e exemplar emblemático da arquitetura de ferro no Brasil”, reclama o leitor Fabiano da Silva Amorim.

“Acredito que o atual prefeito e o atual governador sequer olham para aquele prédio quando passam ali”, diz Fabiano. E lembra que na FDR passaram muitos políticos ilustres de nossa história. É uma pena que uma cidade como o Recife – linda – esteja com o centro tão detonado, a começar pelas suas calçadas. “Nessa cidade é tudo tão lindo. E lamento como se encontra tão abandonada pelo poder público. Dificilmente encontramos uma rua que não tenha um esgoto estourado, montante de lixo”, desabafa a leitora Elizabeth Callado, em mensagem enviada ao #OxeRecife. 

Leia também:
Pedras portuguesas sem certeza
Pedras nada portuguesas no Recife
Pedras portuguesas? Onde estão?
Pedras portuguesas ganham reparos
Cadê as pedras portuguesas?

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Boa Vista, Santo Antônio, São José: bagunça e insegurança. E o Recentro?

Entre “Mary Stuart” e a “Hospício” das loucas calçadas no entorno do Parque

João Campos: leilão de imóveis abandonados e perdão de dívidas no Centro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.