Santana: Depois de destruição da antiga, nova pista de skate virou obra parada.

É triste a situação da pista de skate do Parque Santana, que  funcionava normalmente, mas que foi destruída para ceder lugar a uma outra, que deveria ter ficado pronta no ano passado. A pista servia a crianças, adultos e idosos. E era tida por boa parte dos adeptos do esporte, como a única em Pernambuco, por ser ideal para a prática do surf skate. Muitos dos frequentadores do parque lamentaram a destruição da antiga e muito mais a falta de finalização da nova, cujo canteiro de obras está virando criatório de mosquito da dengue. A construção da nova pista está paralisada desde dezembro de 2018, quando era para ter sido entregue dois meses antes. Sinceramente, a iniciativa está parecendo mais um descaso daqueles com o dinheiro público. Na destruição, a celeuma foi tão grande, que teve gente até que apelou contra a obra junto Ministério Público de Pernambuco.

No final de março, alguns dos skatistas que curtiam a antiga pista fizeram um protesto contra o estrago. Eles reclamam que na Zona Norte não há nenhuma pista tão boa quanto era a do Santana, porque servia a pessoas de todas as idades. Havia também muitas meninas, mulheres e até senhoras idosas curtindo sua leveza. “Não sei porque destruir uma pista que era única naquele modelo em Pernambuco”, afirma Thiago Costa Lima, servidor público que praticava o esporte no Santana diariamente, entre 6h30m e oito da manhã. “A pista vivia cheia, com crianças, famílias inteiras e até idosos”, diz. Ele afirma que costumava tirar o estresse, praticando skate no local. O que não é possível desde o ano passado, quando as máquinas acabaram com tudo. “Poderiam muito bem ter construído uma nova pista em outro local, ou ter destruído a do Parque Urbano da Macaxeira que é péssima, para fazer uma melhor”, diz, referindo-se a outro parque da Zona Norte. “Mas acabar com a pista do Santana… realmente não dá para entender”.

Agora, a coisa piorou. Pois nem tem a pista antiga e a nova não fica pronta. Parou desde dezembro. No início da demolição, a obra foi assumida como sendo da Prefeitura, conforme mostram, ainda hoje, as placas esquecidas no local. Mas quando o #OxeRecife procurou a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, a batata quente foi repassada para a Secretaria de Turismo e Lazer Pernambuco, que alega que o serviço deverá ficar concluído em maio de 2019. Será?  O serviço foi inicialmente orçado em R$ 474.832,5 , mas está dependendo da celebração de “um termo aditivo para a conclusão”. Ou seja, vai ficar  R$ 119.585,46 mais cara. Segundo o Governo de Pernambuco, “a obra atrasou devido a uma antiga estrutura de concreto que, ao contrário do que foi previsto originalmente, não pode ser aproveitada. Foi necessário fazer um replanejamento para contemplar a demolição da antiga estrutura e implantação do novo concreto”.

Até dezembro de 2018, informações sobre o assunto eram repassadas pela Prefeitura. Agora, informa o governo de Pernambuco, que “a requalificação da pista de skate do Parque Santana visa atender a uma demanda antiga dos usuários do equipamento, que não havia sido construído seguindo critérios técnicos adequados e tinha apenas 40% da área aproveitada”.  E acrescenta: “A nova pista atenderá diversas modalidades, com 12 obstáculos diferentes, podendo servir como espaço para treinamento de skatistas profissionais, usuários amadores e famílias que já frequentam o parque”. É. Promessa é promessa. Porque pelo andar da carruagem o que se vê é isso: nem pista velha, nem nova. Mais uma obra parada, como tantas que pipocam no Recife. Sinceramente, porque se destruir um equipamento que funcionava para substituir por uma obra que nunca termina?

Veja só a bagaceira em que está a pista, com obras paralisadas desde dezembro de 2018:

Leia também:
Desperdício de dinheiro público e rebu no Parque Santana
Pista de skate no Santana só em 2019
“Destruir pista de skate é ignorância”
Nova pista de skate: Quem é contra e quem é a favor?
Parque Santana: polêmica sem fim
Apelo em vídeo e no MP: “Não deixem morrer a única pista de surf skate”

Texto: #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins e do WhatsApp (de grupo de skatistas)

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.