Santa Isabel comemora 170 anos com “plateia” em casa devido ao coronavírus

O mais deslumbrante teatro do Recife está festejando 170 anos. Que pena que não poderemos comemorar ao vivo, assistindo algum espetáculo, um concerto, uma peça, um recital. A casa histórica está com as portas fechadas por conta da pandemia, mas a data redonda não passará em branco. Uma vasta programação marcará o aniversário, com transmissões ao vivo nas redes sociais daquele equipamento cultural. Elas começam nessa quarta-feira (6/5) e vão até o próximo dia 27. As lives podem ser transmitidas no perfil do teatro no Instagram (@teatrodesantaisabeloficial). Na programação há debates sobre o destino do teatro após a pandemia, assim como lives com shows musicais.

A data exata da estreia da casa de espetáculos (que fica na Praça da República) foi 18 de maio de 1850. Para celebrar a existência do equipamento histórico semeando conteúdos na quarentena, foram convidadas personalidades da cadeia produtiva e criativa da cultura, em seus vários desdobramentos e linguagens, como Rodrigo Dourado, Mônica Lira, Paula de Renor, André Brasileiro e o maestro José Renato Accioly. Eles participarão de conversas com o gestor do equipamento, Romildo Moreira. Os bate papos começam nessa quarta (6/4), e também serão transmitidos nos próximos dias 13, 20 e 27, sempre a partir das 19h. Entre os temas escolhidos, questionamentos sobre o futuro dos mercados da arte pós pandemia, além claro de memórias e histórias que o Santa Isabel ajudou a contar na vida e na carreira de cada um.

No dia 18, a partir das 19h, live celebração será protagonizada pelas atrações musicais: SH (Surama Santos e Henrique Albino), Publius Lentulus (foto), Grupo Instrumental Brasil e Chorinho da Roça, todos selecionados pelo edital do projeto Santa Isabel em Cena, que teve sua programação adiada por tempo indeterminado, em função do avanço da pandemia. Além de conteúdo, afeto não haverá de faltar nas comemorações virtuais ao teatro centenário. Para celebrar todas as histórias de amor e de arte guardadas por aquelas paredes, artistas, técnicos, produtores, público, visitantes e funcionários irão declarar seu amor e sua saudade, gravando pequenos vídeos sobre sua relação com o Santa Isabel, que também serão publicados no Instagram do equipamento ao longo de todo o mês de maio. Envie o seu.

Inaugurado em 1850, o  Teatro Santa Isabel  “teve o mérito de ser o melhor exemplar da nascente arquitetura classicista imperial e o mais bonito teatro de todo o império”, segundo o Guia do Recife – Arquitetura e Urbanismo. O TSI sofreu um incêndio em 1869, quando foi quase todo destruído, quando passou por reforma comandada por Tibúrcio Magalhães (que manteve a fachada original, projetada por Louis Léger Vauthier), mas  reformou o interior conferindo-lhe “maior imponência e refinamento”, segundo a mesma publicação. O TSI fica na Praça da República, um dos locais mais icônicos do Bairro de Santo Antônio, no centro. Onde estão, também, o Palácio do Campo das Princesas, o Palácio da Justiça e o Liceu das Artes.

Leia também:
Bullying na pauta do Teatro Santa Isabel
Teatrando movido a palhaçadas
Visita guiada e sarau no Santa Isabel
De “Onde Nascem os Fortes” para o Teatrando
Bullying na pauta do Teatro Santa Isabel
Teatrando movido a palhaçadas
Visita guiada e sarau no Santa Isabel
Conheça melhor o Teatro Santa Isabel
Santa Isabel: flanelinhas X motoristas
Visita guiada e sarau no Santa Isabel
Visita gratuita e guiada ao Santa Isabel

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos:  Laura Olívia e Andréa  Rego Barros/Divulgação / PCR

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.