Considerada como uma das mais bonitas do mundo pela revista americana Architectural Digest, a Rua do Bom Jesus – no coração do bairro (antigo) do Recife – vai ganhar ingrediente que promete revigorar sua paisagem. É que as fachadas de 16 imóveis passarão por revitalização e pintura. Foi o que anunciou a Prefeitura do Recife, que informou que a intervenção consta do Projeto Cores do Centro e será feira em parceria com Tintas Coral.
A seleção dos imóveis considerou critérios como a anuência dos proprietários, a aprovação dos projetos pelo IPHAN e licenciamento pela Prefeitura do Recife. O bom ou regular estado de conservação foi determinante para permitir reformas simplificadas, como pintura e pequenos reparos. A ação contempla, também, vinte pessoas da comunidade do Pilar que foram capacitadas pela Tintas Coral para o serviço, que tem início com preparação das fachadas, em 1º de outubro (lavagem e manutenção). Já a pintura começa em 1º de novembro.

A iniciativa conta, ainda, com apoio de dois órgãos cujo desempenho está entre os mais criticados pela população: o Gabinete do Centro do Recife (Recentro) e EMLURB. Além do do Gabinete de Inovação Urbana (esse sim, com bom saldo de intervenções a apresentar). Vamos ver se lá no Bom Jesus, os dois primeiros vão trabalhar direito. Pois a rua é tombada pelo IPHAN por conta, também, de sua importância histórica. E tem mais é que ser bem cuidada mesmo. Também integra as memórias afetivas e boêmias da população, e é uma das vias mais queridas dos recifenses.
A Coral é parceira na doação de tintas e na capacitação dos moradores da Comunidade do Pilar, que atuarão como auxiliares na execução dos serviços, unindo inclusão social e valorização do centro histórico. Está certo. Essa iniciativa merece aplausos. “Além da recuperação estética, o projeto articula benefícios fiscais para os proprietários por meio da Lei do Recentro e abre caminho para futuras adoções da Rua do Bom Jesus por parceiros privados, garantindo manutenção contínua do espaço”, informa a Prefeitura. Está errado. A Bom Jesus privatizada? Deus meu, além dos cinco parques, vão privatizar, também, a rua historicamente mais importante da cidade? Aí já é demais. O que é que vocês acham dessa pretendida iniciativa?
O cronograma de pintura das fachadas prevê conclusão dos serviços antes do Carnaval chegar, em 2026. A Prefeitura quer tudo pronto até 15 de fevereiro do próximo ano. Mas… quanto à privatização da Bom Jesus, será que vai ser fácil?
Nos links abaixo, mais informações sobre a Rua do Bom Jesus. Confira.
Leia também
Rua do Bom Jesus tem lançamento de Festival de Criatividade.
Parem de derrubar árvores (463). Degola na Rua do Bom Jesus
Nó de fios provoca poluição visual na Rua do Bom Jesus: descalabro e risco
Território de João Campos, Recife tem fios embutidos por Raquel na Bom Jesus
Novo equipamento na Rua do Bom Jesus: Centro Bárbara Alencar. Sabe quem foi ela?
Hoje tem “Senhora de Engenho, entre a Cruz e a Torá”, na Sinagoga da Bom Jesus
Livro: Jacques Ribemboim relata cinco séculos de história de judeus em Pernambuco
Do Recife a Manhatan: livro relata saga dos judeus rumo a NY no século 17
Declaração de Significância do Bairro do Recife vai reorientar políticas para Sítio Histórico
A Rua do Bom Jesus deve ser um bulevar igual ao da Rio Branco?
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto da rua: Hans Von Manteuffel (Acervo #OxeRecife) e Marcos Pastich/Prefeitura do Recife

Parabéns pela matéria! Informativa, oportuna e muito bem escrita!
Qual o problema da PCR preservar/manter uma rua já linda e tão pequena? Essa privatização vem junto com propagandas nas fachadas , fora o que tem de interesses escusos.
Acho um absurdo a privatização da Rua do Bom Jesus,assim como as dos parques da cidade. É a apropriação indevida dos espaços públicos, ora com a justificativa de implantar benfeitorias para a população, ora com o discurso de otimizar e modernizar a administração desses espaços. Contratos feitos na calada da noite,sem transparência e sem a mínima contestação da Câmara Municipal,que foi conivente e cúmplice com esse projeto escandaloso.
Uma Nação de Fora das Leis é o que nos tornamos. A Constituição Federal é rasgada na maior cara de pau e os “intelectualoides” aplaudem esse Crime de Lesa Pátria, então fica consolidado a “República do Vamos todos nos Locupletar”. O silêncio e a prevaricação dos Órgãos Públicos Fiscalizadores da Administração Pública é o “sinal verde da impunidade para todos os crimes”. As Mídias estão compradas para silenciarem e calarem o Cidadão que reclamar dos Crimes contra o Patrimônio Público, ninguém tem espaço para reclamar, é aceitar e calar, e um ano antes das Eleições via Mídias e Institutos de Pesquisas Mal Assombradas dizer que “fulano que tá roubando e corrompendo à vontade” já está eleito, e ai de quem reclamar. Leio essa notícia da Rua do Bom Jesus no dia que recebi os resultados de nossas Contas Públicas da União com um Deficit passando da casa de “um trilhão de reais” e Agentes do Tesouro e Economistas afirmando que a Nação está a beira de um Colapso Econômico, nem precisa informar para quem lê e analisa as Contas Públicas todos os dias. Vender o Recife já era normal, quando atravessamos de 2024 para 2025 essas informações já nos eram repassadas fora do Recife e por favor não chamem os Três Poderes da Nação e nem dos Estados, todos estão cientes e tranquilos, isso é Democracia e Amor, eles estão lutando por nossa Democracia, mesmo que nos rasguem a Constituição e o Ordenamento Jurídico e “ressuscitem velhinhos aposentados e mortos” para lhes dar em seus Túmulos os Empréstimos Consignados para as Famílias e Amigos dos Poderes desde Brasília, e ainda confessam em nossa cara e riem de nós. Continuem aplaudindo o além do fundo do poço que nos espera de braços abertos, o Recife já está vendido, quem vai contestar ? Onde estão os Poderes ? Somente Deus nos salvará do que vem por aí…….