Rua da Moeda ganha documentário

No dia do seu aniversário, nossa cidade ganha documentário de uma de suas ruas mais conhecidas e que, infelizmente,  encontra-se em processo de prolongado desgaste: a Rua da Moeda, no Bairro do Recife. Dirigido pelo produtor cultural Du Lopes (foto abaixo), O outro lado da Moeda faz um panorama histórico, cultural e social do endereço, que movimenta boa parte das noites recifenses. A produção do Festival Rock na Calçada será exibida às 19h na própria via, para comerciantes e convidados. Mas estará no YouTube para o grande público. Nesse sábado, a capital mais antiga do Brasil completa 485 anos.

O curta é dividido em três momentos:  no primeiro, o público conhece um pouco da história da Rua da Moeda; no segundo, estão reunidos depoimentos de artistas, comerciantes e outros personagens que viveram e vivem a efervescência da rua, que é palco para encontros culturais do Recife, principalmente no período carnavalesco; no terceiro, o filme reflete sobre entraves atuais que a rua enfrenta, apontando caminhos para a revitalização do endereço. Inicialmente muito aprazível, bastante arborizada, vetada ao trânsito e com mesinhas nas calçadas, a Moeda sofre de dois males, muito comuns a outros locais do Recife: falta de segurança e poluição sonora.

 

O excesso de poluição sonora, creio, foi um dos responsáveis pelo naufrágio da vida noturna da Rua do Bom Jesus, antes tão efervescente. Porém, cada bar botava suas caixas e som na calçada, movidas a altos volumes, o que terminou por afastar boa parte da clientela. Lembro que uma vez estive lá com um amigo de São Paulo, e a gente mal conseguia ouvir o que o outro dizia. O jeito foi mudar de destino. Na última vez que estive à noite na Moeda, o barulho estava insuportável. Fugi.

Não sei agora, nessa fase de pandemia, porque tenho saído muito pouco. A iniciativa do curta partiu do próprio diretor, que é frequentador da Rua da Moeda desde o início dos anos 2000. Em 2015, Du Lopes fundou o Festival Rock Na Calçada, que, ao longo de várias edições, ocupou a Rua da Moeda e outros espaços do Bairro do Recife com shows de música autoral, agitando a cena local de música independente. Nos últimos anos, episódios com o fechamento do Royal Bar, fundado em 1944; e casos de arrastões e violência no Bairro do Recife o incentivaram a produzir o curta-metragem.

“Tenho uma relação afetiva com a Rua da Moeda. O Rock Na Calçada nasceu ali. Existem pessoas que vivem a Rua da Moeda e até dependem dela para sobreviver. É um pedaço da história da cidade que não pode ser esquecida”, explica Du Lopes. No documentário, constam relatos de artistas como Roger de Renor e Mestre Valter, do Maracatu Yalu, além de figuras como Robô, apelido de um atendente que há quase 40 anos trabalha em estabelecimentos comerciais locais. Com cerca de 25 minutos de duração, O outro lado da moeda pode ser conferido em primeira mão em exibição na própria Rua da Moeda, voltada prioritariamente para os comerciantes locais e convidados; ou através de transmissão online no canal do Rock Na Calçada no YouTube, onde a obra será disponibilizada. O curta-metragem foi realizado com incentivo da Lei Aldir Blanc, através da Prefeitura do Recife.

Abaixo, você confere outras informações sobre o Recife Antigo

Leia também
Espaço R.U.A vira R.U.A dos Amores
Praça do Arsenal de fonte luminosa 
Depois do Moinho Recife Business, Recife Antigo ganhará hotel de luxo
Desativado há onze anos, Moinho do Recife começa a mudar de cara
O Recife da paisagem mutilada
Pronto projeto para recuperação do Parque das Esculturas no Marco Zero
Depois de pilhado à exaustação, Parque das Esculturas terá segurança 24 horas
Torre de Cristal no breu de novo
Que breu é esse na Torre de Cristal?
Rua do Bom Jesus é só para pedestres
Rua do Bom Jesus ganhará primeiro shopping de empreendedorismo social
Ponte do Limoeiro sofre mudança de gosto duvidoso
O charme dos prédios da Bom Jesus
Vocês querem boulevar?
Atentado estético no Boulevard

SERVIÇO:
Estreia do curta “O outro lado da Moeda”, de Du Lopes
Sábado, 12 de março de 2022, às 19h
Na Rua da Moeda, Bairro do Recife, e no YouTube
https://www.youtube.com/c/RockNaCal%C3%A7ada

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / “O outro lado da Moeda”

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.