Relíquia religiosa na Olha! Recife

Uma dica boa para você, que está em casa hoje à tarde, sem fazer nada. Que tal dar um passeio pelo bairro de São José, e conhecer em profundidade a  Basílica da Penha, que é o destino do Olha! Recife desta quarta-feira? Como vocês sabem, o Olha! Recife é o programa de sensibilização turística da Prefeitura,  através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer e do Recife. O programa é voltado para os recifenses e também para visitantes. Os passeios são gratuitos e feitos de barco, ônibus ou a pé. O roteiro de hoje será feito a pé, saindo do Praça do Arsenal, no bairro do Recife.

É uma opção e tanto, para se conhecer melhor a Basílica da Penha, que passou um bom período fechada, até ser reaberta em 2015, depois de reforma e restauração. Com os trabalhos, foram descobertas riquezas que estavam no anonimato, como o mosaico vitrificado feito pela Societá Musiva Veneziana. Com o restauro, o mosaico italiano retomou as cores e o brilho, que os pernambucanos não viam há décadas. O bairro de São José, onde fica a Basílica, já é uma atração à parte, por ser um dos mais tradicionais de nossa cidade.

É nele que fica o imponente Mercado de São José, um dos mais famosos exemplares da chamada arquitetura do ferro no Brasil e uma espécie de resumo da nossa cultura popular. Já a Basílica foi construída pelos capuchinhos no século 17. Ao longo do tempo, a igreja passou por várias transformações, sendo ampliada no século 19, quando ganhou o seu aspecto atual.  No templo, o destaque são as colunas, altares e até esculturas – como as de Santo Antônio e São Francisco – em mármore italiano. Alguns desses trabalhos, inclusive os dois santos, têm a assinatura do escultor italiano Valentino Besarel, que também confeccionou as portas da igreja, ricas em entalhes.

Chama atenção, também, o douramento nas talhas de estuque e os grandes capitéis e afrescos de Domenico Botazzi e Murillo La Greca. O artista  era  pernambucano, e ficou famoso pelos seus afrescos. Nasceu no século 19, e parte de sua obra está reunida hoje em museu que leva seu nome, no bairro do Parnamirim, Zona Norte do Recife. O valioso conjunto de esculturas sacras da Basílica serão apresentados em visita guiada ao templo, que é também sede da tradicional Bênção de São Félix (que acontece às sextas feiras). O passeio sai às 14h, com 70 vagas. Inscrições foram abertas na sexta-feira, no site do Olha!Recife. Mas como o passeio é a pé, sempre tem lugar para mais um. É só chegar lá.

Serviço:

Olha! Recife a Pé (Quarta)
Dia: 30/08
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal
Local: Basílica da Penha, São José

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação/ PCR

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.