Rede Carrefour adota compostagem

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A foto da embalagem é sugestiva. Mostra um talo roído de maçã, com um pouco da polpa. Sob a fruta, a terra vegetal em que ela se transformou com o aproveitamento dos seus resíduos. Na verdade, trata-se de um novo produto da Rede Carrefour, que está chegando às prateleiras de suas lojas, inclusive nas do Recife. Tudo de olho na consciência ambiental de seus clientes e na redução do desperdício de alimentos. É que Terra Vegetal resulta de compostagem efetuada com frutas, verduras, legumes, ovos, sobras de peixaria e padaria das 48 unidades que a empresa possui em São Paulo.

A produção do primeiro lote evitou que 250 toneladas de resíduos fossem jogados fora. O plano é que, mensalmente, de 350 a 400 toneladas de alimentos da rede Carrefour sejam destinadas à compostagem, o que representará 80 mil unidades da Terra Vegetal. Comercializada em embalagens de cinco quilos, ela é própria para jardinagem, horta, gramado e cobertura de solo em geral. Apenas as lojas de Ceará e Manaus não receberão o produto nesse primeiro momento. “Ao serem adotados como matéria-prima dessa terra, os insumos retornam à cadeia de consumo, ao invés de serem descartados”, informa o Carrefour.  Na prática, a Terra Vegetal Composta  funciona como um adubo natural. Além da qualidade da terra, que é enriquecida e resulta em plantas mais viçosas, seu processo de produção representa o combate ao desperdício de alimentos.

Conforme a empresa, a iniciativa reforça o conceito de economia circular, que vem sendo praticado pelo Grupo Carrefour Brasil em suas operações, para a utilização total dos alimentos. “O lançamento da nossa terra vegetal está alinhado à plataforma de desperdício zero e às iniciativas de logística de orgânicos da companhia no país, gerando um ecossistema fechado, no qual tudo é reaproveitado”, explica Lucio Vicente, Head de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.

“Só com esse primeiro lote, evitamos o descarte de 250 toneladas de resíduos das lojas em aterros sanitários”, completa.  A empresa parceira da companhia nesta iniciativa, e responsável por recolher o rejeito e produzir o composto, é a Ecomark, especializada em gerenciar resíduos orgânicos. Considerando o período de decomposição e a chegada às gôndolas, o processo de preparo da terra é de três a quatro meses. A Rede Carrefour atua no Brasil há 45 anos. Portanto, já poderia ter tomado aquela iniciativa bem antes. Uma boa ideia, também,  que os braços sociais da empresa distribuísse parte do material da compostagem para pequenos agricultores que plantam produtos orgânicos.

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Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Carrefour / Divulgação

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