O chamado carnaval do conhecimento – que costuma atrair anualmente milhares de pessoas de todo o país ao Recife – chega em 2025 à terra de Vitalino. É que o “REC’n’Play” vai ancorar também na cidade de Caruaru, na Região Agreste. E finca raiz logo nesse mês de agosto, entre os dias 28 e 30, quando acontece ali o primeiro “Rolê’n’Play”. Antes, portanto, da sétima edição do consagrado “REC’n’Play” que movimenta a capital pernambucana de 15 a 18 de outubro.
O “Rolê’n’Play” se realizará no Armazém da Criatividade, que será inaugurado durante o Rolê, e que funcionará em edificação histórica, onde ficavam as antigas instalações da Fábrica Caroá. A informação foi divulgada pela Governadora Raquel Lyra. Ela disse que o governo estadual está investindo, só no evento R$ 1,5 milhão para impulsionar um novo ecossistema de ciência, tecnologia e inovação. “E também para promover rodadas de negócios, fortalecer a economia criativa e garantir mais geração de emprego e renda para a nossa gente”. E comemora: “É o Porto Digital marcando presença no interior do Estado”, afirma a governadora. O investimento, no entanto, não se limita ao encontro que ocorre em agosto. É que o Armazém da Criatividade consumiu R$ 44,5 milhões em requalificação, para adequar as velhas instalações industriais às necessidades do futuro.
De a acordo com o Palácio do Campo das Princesas, o Armazém da Criatividade vem a ser “o maior contrato de gestão já firmado entre o Governo de Pernambuco e o Porto Digital”. A nova sede localizada no Agreste possui estrutura moderna, com 2.500 m² de área construída, “representando uma nova fase do desenvolvimento tecnológico e da economia criativa no interior do Estado”. Os recursos são oriundos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). E permitiram a requalificação completa da Fábrica Caroá, agora adaptada para funcionar como centro de inovação, prototipagem, qualificação e apoio a negócios criativos e tecnológicos.

O espaço, que possui capacidade total para até 526 pessoas, nasce conectado a uma rede de parcerias estratégicas firmadas com empresas, instituições de ensino, agências de fomento e ambientes de inovação. Entre os parceiros estão Softtex, Tapioca Valley, Sebrae, Senac, CESAR School, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Prefeitura de Caruaru, entre outros.
A primeira edição interiorana do “REC’n’Play”, um dos maiores festivais de inovação, tecnologia, empreendedorismo e cultura do país, terá programação gratuita voltada para estudantes, empreendedores e profissionais de Caruaru e região. Caruaru fica a 130 quilômetros do Recife. E a expectativa dos organizadores é atrair cerca de 3 mil pessoas ao longo dos três dias de evento, que contará com 100 atividades, incluindo palestras, oficinas, competições, mostras interativas, shows e experiências imersivas em arenas temáticas, como a Arena Gamer e a Arena de Robôs. Também haverá programação especial para o público infantil, com atividades lúdicas que integram tecnologia, criatividade e educação. Mais informações sobre a programação do “Rolê REC’n’Play serão divulgadas em breve nos canais oficiais do Governo de Pernambuco e do Porto Digital.
Leia mais
Inscrições abertas para o REC’n’Play, o carnaval do Conhecimento
Vem aí o REC’n’Play, o carnaval do conhecimento
A pujança do REC’n’Play e o contraste com a carência de serviços do Recife: faltou até água
RCE’n’Play, o carnaval do conhecimento movimenta o Recife Antigo
Recife recebe selo de cidade inteligente
Recife, “cidade inteligente”, que não aprende a monitorar seus monumentos
Cadê o Recife, cidade inteligente que não consegue nem monitorar suas pontes?
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Iran Luna / Divulgação
