#RecifeEmergênciaClimática (11): Rua Nova

Compartilhe nas redes sociais…

Com história antiga – surgiu no século 17 – a Rua Nova foi considerada como a via comercial mais importante do Recife até o final do século 20.  No passado, a via comportava três cinemas – Pathé, Royal e Vitória – lojas sofisticadas (como a Sloper , Casa Matos e O Anel de Ouro). Também eram famosos seus cafés e confeitarias, sendo que uma delas – a Glória – entrou para a história, pois em 1930 foi palco do assassinato de João Pessoa, então presidente da Paraíba.

Com a descentralização do comércio e o surgimento dos shopping-centers, seu movimento começou a minguar como vem ocorrendo em bairros como Santo Antônio e São José. E em outras ruas comerciais importantes do centro, como a Imperatriz (Boa Vista), onde há mais de 36 casas comerciais que fecharam as portas. A situação da Nova (Santo Antônio) é um pouco melhor. Tem sete lojas fechadas.

Pelo menos, foi o que constatamos, em visita à Nova, durante uma caminhada individual, um pouco antes da quarentena. Ou seja, a quantidade de lojas com atividades encerradas na Nova é bem  menor do que a registrada na Imperatriz.

Mas a Rua Nova – como a que fica do outro lado da Ponte da Boa Vista – padece de um outro mal  que também acomete a Imperatriz: a aridez, o excesso de concreto, a falta de equipamentos urbanos e de atrativos que levem as pessoas a prolongar ali sua permanência. Como na Imperatriz, os prédios são antigos e conjugados, porém normalmente são descaracterizados no andar térreo pelos comerciantes. Também está sendo incluída no rol das ruas áridas da cidade pelo #OxeRecife, que são aquelas que não possuem sinal de verde.

Não contam com árvores, jarros floridos, jardins. Da esquina da Rua do Sol até à altura da Rua Camboa do Carmo,  a Rua Nova não oferece conforto térmico, pois a única sombra que oferece aos pedestres é aquela das marquises (foto acima). Quando não há marquise é sol no quengo e calor insuportável. Há, sim algumas árvores perdidas, mas somente no trecho que fica entre a Camboa do Carmo e a Avenida Dantas Barreto. O resto é… temperatura nas alturas.

Leia também:
Que saudade da Rua Nova
Em dois anos, lojas fechadas aumentam 140 por cento na Rua Imperatriz
Imperatriz tem  15 lojas fechadas
Imperatriz tem 26 lojas fechadas
Ponte da Boa Vista ganha abraço
#RecifeEmergênciaClimática (10)
#RecifeEmergênciaClimática (9) Rua da Imperatriz
#RecifeEmergênciaClimática (9)
#RecifeEmergênciaClimática (8)
#RecifeEmergênciaClimática (7)
#RecifeEmergênciaClimática (1)
#RecifeEmergênciaClimática (2)
#RecifeEmergênciaClimática (3)
#RecifeEmergênciaClimática (4) e Covid-19 na Festa do Carmo
#RecifeEmergênciaClimática (6)
#RecifeEmergênciaClimática (5)
Recife árido: Emergência Climática
Emergência climática: Recife mais verde é balela. ParemDeDerrubarÁrvores

Arboricídio mobiliza Câmara Municipal
Contra as clareiras do Espinheiro
Espinheiro quer túneis verdes
Compensação pelo arboricídio
Lei para conter o arboricídio
Recife árido: Emergência Climática
Emergência climática: Recife mais verde é balela. ParemDeDerrubarÁrvores
Emergência climática no currículo
Parem de derrubar  árvores (32)
Parem de derrubar árvores (86)
Parem de derrubar árvores (96)
Parem de derrubar árvores (165)

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.