Nesta semana, em que transcorreu o Dia Nacional de Conscientização das Mudanças Climáticas, que tal lembrarmos das ruas que estão “pegando fogo” no centro do Recife?
Elas já não são tão bonitas, ficam em áreas bastante degradadas e podem ser incluídas na nossa série #RecifeEmergênciaClimática, na qual mostramos avenidas, ruas, becos, vielas, que não possuem uma árvore sequer.
Na última segunda-feira estive na Prefeitura para resolver um problema que tinha que ser presencial com agendamento prévio. Tudo muito organizado, sem aglomeração, com distanciamento, atendimento rápido e eficiente. Depois, resolvi caminhar pelo centro da cidade, onde quase não tenho ido depois que começou a pandemia. Decidi, então, fazer minha caminhada matinal entre os bairros de Santo Antônio e São José.
O entorno do Mercado até que melhorou, sem os ambulantes. Mas as ruas que ficam por perto estão cada vez mais árida. Entre a Praça Dom Vital e o Cais de Santa Rita encontrei nada menos de quatro vias totalmente peladas. Não possuíam uma árvore sequer, e o sol queimando o “quengo” da gente. A cabeça chega fervilhava. E olhem que nunca deixo de usar meu chapéu.
No bairro de São José, encontrei logo duas totalmente desprovidas de verde: a Rua do Porão e a Travessa do Macedo. Andando mais um pouco em direção ao Cais de Santa Rita, achei mais duas ruas completamente áridas. São o Beco do Marroquim e a Rua da Carioca, que não possuem nem uma plantinha. São ruas secundárias, é verdade. Mas não é por isso que devem ser esquecidas. A cada dia, o desconforto climático do Recife se agrava mais…. Parem de derrubar árvores…
Leia também
#RecifeEmergênciaClimática (9) Rua da Imperatriz
#RecifeEmergênciaClimática (9)
#RecifeEmergênciaClimática (8)
#RecifeEmergênciaClimática (7)
#RecifeEmergênciaClimática (1)
#RecifeEmergênciaClimática (2)
#RecifeEmergênciaClimática (3)
#RecifeEmergênciaClimática (4) e Covid-19 na Festa do Carmo
#RecifeEmergênciaClimática (6)
#RecifeEmergênciaClimática (5)
Recife árido: Emergência Climática
Emergência climática: Recife mais verde é balela. ParemDeDerrubarÁrvores
Arboricídio mobiliza Câmara Municipal
Contra as clareiras do Espinheiro
Espinheiro quer túneis verdes
Compensação pelo arboricídio
Lei para conter o arboricídio
Recife árido: Emergência Climática
Emergência climática: Recife mais verde é balela. ParemDeDerrubarÁrvores
Emergência climática no currículo
Parem de derrubar árvores (32)
Parem de derrubar árvores (86)
Parem de derrubar árvores (96)
Parem de derrubar árvores (165)
Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife
