#RecifeEmergênciaClimática (7)

Compartilhe nas redes sociais…

Além de computar as árvores degoladas do Recife, na campanha #ParemDeDerrubarÁrvores, o #OxeRecife também tem se preocupa em mostrar as vias da cidade que são totalmente desprovidas de verde, sob a hastag #RecifeEmergênciaClimática. Como vocês sabem, o Recife está entre as cidades mais afetadas do mundo pelos efeitos climáticos, e o mínimo que a população e os órgãos públicos podem fazer é preservar o verde, mantendo o que existe plantando novas árvores. Mas, infelizmente, o que a gente vê é a prática de arboricídio, a motosserra insana agindo.

Esta via da foto é a Rua da Carioca, no bairro de Santo Antônio, Centro da Capital. A foto foi realizada durante a nossa última incursão antes da pandemia, com o Grupo Caminhadas Domingueiras. Chegamos a parar com o coordenador do grupo, Francisco Cunha, para falarmos na aridez de bairros como Santo Antônio e São José. No passeio, contei mais de quinze vias sem uma árvore sequer. Ou seja, um horror. E mais e mais ilhas de calor.  Mas isso é só para lembrar que hoje começa a segunda edição da Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC), que será transmitida ao vivo pelo canal  do Ethos no YouTube.

O evento vai até o próximo dia 12, e contarár com convidados nacionais e internacionais. A programação contempla painéis que abordarão ação climática subnacional, democracia ambiental, justiça climática e a questão dos oceanos, entre outros temas. A CBMC é uma iniciativa coletiva que conta com 20 correalizadores, entre eles: Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB);Centro Brasil no Clima (CBC), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pernambuco, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Fundação Amazonas Sustentável (FAS), , Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM Amazônia), Observatório do Clima,  Rede de Cooperação Amazônica (RCA), Reos Partners e WWF Brasil., entre outros.

O objetivo do evento é reunir diferentes atores sociais – organizações não governamentais, movimentos sociais, povos tradicionais, governos, comunidade científica e os setores público e privado – na promoção de diálogos para a formulação e monitoramento de compromissos que influenciam o clima e propõe saídas para a implementação da NDC brasileira. O encontro é apartidário, de organização coletiva e tem como base a NDC Brasileira, o Acordo de Paris e a Agenda 2030.  E é bem oportuno, principalmente na gestão do governo Jair Bolsonaro, cujo Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, só toma iniciativas que são contra a natureza. E cada uma pior do que a outra. As consequências a gente vê no noticiário, todos os dias. Queimadas, grilagens em terras indígenas, tolerância com quem desrespeita as leis ambientais.

“A Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC) é uma importante vitrine para o Brasil mostrar que está firme na busca por cumprir os compromissos do Acordo de Paris e na construção de uma sociedade de baixo carbono, apesar do posicionamento contrário do Governo Federal. Pernambuco entende que os governos subnacionais (estados e municípios) têm um papel fundamental na consolidação de políticas para o controle das emissões de gases do efeito estufa, assim como na realização de atividades visando à adaptação aos efeitos do aquecimento global. Neste sentido, temos atuado frequentemente em conjunto com outros estados e, mais uma vez, somos um dos correalizadores da CBMC”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti.A programação completa da CBMC está disponível em: www.climabrasil.org.br.

Leia também:
Assine também: #tchausalles
#RecifeEmergênciaClimática (6)
#RecifeEmergênciaClimática (5)
Arboricídio mobiliza Câmara Municipal
Contra as clareiras do Espinheiro
Espinheiro quer túneis verdes
Compensação pelo arboricídio
Lei para conter o arboricídio
#RecifeEmergênciaClimática
#RecifeEmergênciaClimática (1)
#RecifeEmergênciaClimática (2)
#RecifeEmergênciaClimática (3)
#RecifeEmergênciaClimática (4) e Covid-19 na Festa do Carmo
Recife árido: Emergência Climática
Emergência climática: Recife mais verde é balela. ParemDeDerrubarÁrvores
Emergência climática no currículo
Parem de derrubar  árvores (32)
Parem de derrubar árvores (86)
Parem de derrubar árvores (96)
Parem de derrubar árvores (165)

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Parem de derrubar árvores (512). Degola dupla no bairro do Espinheiro

Parem de derrubar árvores (511). Duas degolas sem reposição na Boa Vista

Parem de derrubar árvores. Comuns no Recife, arboricídios pipocam no país

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.