Recife ficará mais verde até 2021

Compartilhe nas redes sociais…

O #OxeRecife duvidou, quando foi anunciado em novembro do ano passado que até o final de 2018, nada menos de 4 mil árvores seriam plantadas na nossa cidade.  Mas até o último dia de dezembro, foram plantadas 4.077, segundo me assegurou  o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, José Neves. Ele lançou outro desafio: prometeu que a Prefeitura vai plantar 50 mil árvores na capital, nos dois últimos anos da atual gestão.

“Vamos fazer em dois anos, o que foi feito em seis”, afirmou, durante Seminário de Arborização Urbana para a Agenda Climática, que ocorreu no auditório da Faculdade de Filosofia do Recife, reunindo especialistas das Universidades, da Sesma, da Emlurb, biólogos, engenheiros florestais e estudantes. Claro que, com sua campanha #ParemDeDerrubarÁrvores, o #OxeRecife não poderia faltar. E eu passei toda a tarde lá, acompanhando a apresentação de trabalhos que podem trazer melhoras para a qualidade de arborização do Recife.

Cenas assim são muito dolorosas para o recifense, e também para quem precisa de sombra, como o ambulante da foto.

Mas a pergunta básica daqui do Blog  (“Quantas árvores já foram erradicadas no Recife, na atual gestão?”)  infelizmente permanece sem resposta. Ou seja, a mesma caixa preta de sempre, quando o assunto são os números do arboricídio. Desde a audiência pública que houve na Câmara Municipal, para debater a arborização do Recife, que faço esta pergunta às autoridades do município. Naquele encontro, então convocado pelo vereador Jayme Asfora (PMDB),  falei sobre o assunto e cobrei informações precisas das autoridades, a quem entreguei uma relação das árvores decepadas do Recife, com os respectivos endereços. Cobrei números pessoalmente. Também o fiz posteriormente por e-mail enviado à Emlurb, que é o órgão responsável pelas erradicações de árvores na cidade. Mas a informação nunca chegou. Fiz a mesma indagação no Seminário. Número preciso que é bom, nada…

Não deve ser uma quantidade pequena. Porque toco novo,  a gente vê na rua todo dia, conforme vocês têm acompanhando aqui no Blog. Em 2015, as árvores eliminadas da paisagem já somavam 5 mil, segundo dados oficiais da Emlurb, que me foram fornecidos à época. De lá para cá… Quantas a mais teriam sido vítimas da motosserra insana? Diariamente a gente vê cenas de degola nas ruas. E, recebo muitas reclamações dessa situação enviadas por leitores do #OxeRecife. Também indaguei quantas árvores foram plantadas pela Emlurb no período, e qual o percentual do índice de sobrevivência delas em ruas, parques, jardins. Também não foi fornecido nenhuma informação precisa a respeito. Durante o encontro, no entanto, a Emlurb informou que foi reduzido o prazo entre o corte, a “destoca” (quando se retira o tronco, depois da degola da árvore) e o plantio de uma nova muda. Indaguei o percentual de redução desse prazo, mas também não obtive resposta.

De qualquer forma, a julgar pelo que ouvi no Seminário, a coisa tende a melhorar, o amadorismo  vai ser menor. Há muitos estudos sobre o assunto e a cidade conta com o Manual de Arborização do Recife  (elaborado pela Sesma e já na sua segunda versão). O livro, também disponível na Internet, orientar técnicos e população, para evitar que as árvores prejudiquem, por exemplo, os passeios públicos. Há informações quanto às espécies adequadas para calçadas, quais as nativas mais indicadas, as exóticas que seriam inofensivas e até mesmo aquelas que consomem mais carbono e que refrescariam mais a cidade. Há pesquisas, também, que indicam épocas de floração das árvores, para que o Recife não fique todo colorido e florido em um só período, como ocorre, por exemplo na Avenida Agamenon Magalhães, onde os ipês ficam coloridos só no final do ano. O ideal, revela Rejane Pimentel (professora da Ufrpe), é que as árvores de nossas ruas tenham épocas diferentes de floração.  Ou seja, estudos há. E muitos. Também há planejamento melhor do que no passado, quando o assunto é arborização.  Vamos esperar, para ver o que será realmente vai ser feito. De olho, todos nós estamos. E o que não pode continuar é o corte sistemático e frequente das árvores. Porque a temperatura da nossa cidade piora a cada dia, com o avanço da selva de concreto. O #OxeRecife vai voltar ao assunto aqui nesse espaço, sobre as nossas árvores. Até porque, sem elas,  jamais viveremos.

Leia também:
Parem de derrubar árvores (169)
Recife: 4000 novas árvores em 2018?
Recife ganha aplicativo Arborize. Viva!
App ajuda a monitorar árvores no Recife
Arborização do Recife em discussão

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Parem de derrubar árvores (512). Degola dupla no bairro do Espinheiro

Parem de derrubar árvores (511). Duas degolas sem reposição na Boa Vista

Parem de derrubar árvores. Comuns no Recife, arboricídios pipocam no país

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.