Pernambuco abriga Congresso Eucarístico com intensa programação: rezas, shows, bonecos gigantes

Compartilhe nas redes sociais…

O Recife sedia um dos mais importantes  eventos  da Igreja Católica do Brasil e no Mundo, a partir dessa sexta-feira, 11 de novembro. É que hoje o Congresso Eucarístico Nacional desembarca na Arquidiocese de Olinda e Recife, prolongando-se até a próxima terça-feira (15/11), nas duas cidades irmãs. O encontro traz à nossa cidade quase 200 bispos e e mais de 1.300  sacerdotes, entre eles alguns que são considerados verdadeiros popstars não só nas igrejas e nas  redes sociais, mas lotando teatros, estádios e com programas de televisão. Entre os sacerdotes de grande popularidade, Damião, Reginaldo Mazotti e Fábio Melo.

Fábio Melo ocupa o palco do Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, por uma hora, na próxima segunda-feira, 14 de novembro. O Congresso está com programação intensa, no Recife e em Olinda. E tem como tema, “Pão em todas as mesas”. Já  o lema é “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (cf At 2,46). O evento é realizado em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional NE 2 (CNBB NE2), composto pelas Províncias Eclesiásticas de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, destaca o tema “social” escolhido em tempos em que o Brasil assiste o crescimento da pobreza e da fome. No Recife, é visível o crescimento de miseráveis, ocupando calçadas, pontes, praças e até mesmo os portões das igrejas.

Padre Fábio Mello é uma das atrações do 18º CEN e se apresenta no Centro de Convenções por uma hora.

Há mais de 80 anos o Recife não sediava o Congresso Eucarístico Brasileiro.  A última vez que ocorreu na capital pernambucana foi em 1939. Do encontro, ficaram duas heranças: o Parque Treze de Maio e a Igreja do Espinheiro. Em 2022, fica a Casa do Pão Dulce dos Pobres, destinada a acolhimento de pessoas em situação de rua. O equipamento filantrópico vai funcionar na Rua do Imperador, ofertando refeições e locais para banho e lavagem de roupa. Os Congressos Eucarísticos são realizados pela Igreja Católica em todo o mundo, e visam professar e dar testemunho público da fé em Jesus Cristo, para adorar o Senhor em Espírito e Verdade.

O 18º CEN tem como objetivo aprofundar e motivar a relação entre fé e vida, através de ações que abordem a dimensão social e profética da Ceia do Senhor, como mesa aberta e sacramento da partilha. Entre as atividades previstas no 18º CEN estão as celebrações solenes, catequeses, simpósio teológico, feira católica, exposições, atividades culturais, texto-base para o aprofundamento bíblico-teológico sobre o tema, além do marco e legado do congresso. O evento irá ocorrer com a participação de todas as arquidioceses e dioceses do Brasil.  As atividades culturais incluem shows, desfiles de bonecos gigantes, apresentação de danças, concertos recitais. Abaixo, você confere a Programação dos primeiros quatro dias do  18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) .

Nos links abaixo, você confere outras informações ligadas à Arquidiocese de Olinda e Recife.

Leia também
Igreja Católica dá início à apresentação de concertos do Congresso Eucarístico
Congresso Eucarístico inaugura Casa do Pão com almoço coletivo para os pobres
Após 83 anos, procissão fluvial movimenta o centro do Recife
Exposição na Faculdade de Direito: O Recife pelos cartões postais
Dom Helder Câmara, o Dom da Paz, deixa acervo de 210.000 páginas que acaba de ser tombado
Exposição na Faculdade de Direito: o Recife através dos cartões postais
Nossa Senhora do Carmo, Rainha de Pernambuco: a história da coroa
Dia da “Rainha de Pernambuco”
Nossa Senhora do Carmo: fé, tradição, história e arquitetura religiosa
Festa de Nossa Senhora do Carmo: “Somos todos pedras vivas”
O novo manto da Flor do Carmelo
Festa do Carmo terá “lives” de shows
#RecifeEmergênciaClimática (3), Covid e Festa do Carmo
Pandemia: Festa da Padroeira começa sem direito a procissão nem igreja cheia
Pandemia:  festa da padroeira sem procissão pela primeira vez em 324 anos
Sinos novos na Basílica do Carmo
Sessão Recife Nostalgia: a coroação da Rainha do Recife
Silenciosa relíquia dos tempos de Nassau
Exposição conta a história da Rainha do Recife
O que há de inédito nessas fotos?
Procissão tem três tios elétricos
Festa religiosa movimenta o Recife
Com Hans, entre o barroco e o rococó
Pandemia:  Procissão de São Pedro sai sem cortejo, só com o andor
Procissão dos Santos Juninos: entre a esperança e a pandemia
Procissão dos Santos Juninos vai descer o Morro só como andor
A menor igreja de Olinda?
Rua da Conceição e relíquias religiosas
Uma pérola na comunidade do Pilar
A Igreja sem história
Minha tarde no Olha! Recife (1)
Basílicas, palacetes, Brasília Teimosa
Pedra, mata e paz religiosa

Serviço
Programação dos primeiros quatro dias do 18º CEN
1º dia do 18º CEN, 11 de novembro

No primeiro dia do evento, as atividades vão começar com a Celebração Eucarística, às 8h, na Capela do 18º CEN, que será montada no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), em Olinda. Neste mesmo local vão ocorrer as Exposições Testemunhas de Santidade e das Pastorais Sociais, além da Feira Católica. Essas atividades seguem até o último dia do congresso.
A partir das 15h, os religiosos irão participar da oração da Tarde com os Bispos, na Catedral Metropolitana do Santíssimo Salvador, no Alto da Sé, em Olinda. No local, será entregue aos bispos a réplica da cruz peitoral do venerável dom Helder Camara, arcebispo emérito de Olinda e Recife, que se encontra em processo de canonização.  Logo em seguida, os bispos irão visitar o Seminário Nossa Senhora da Graça, na mesma localidade. Às 18h, será realizada a Solene Celebração Eucarística de Abertura do 18º Congresso Eucarístico Nacional, na área externa do Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon).
2º dia do 18º CEN, 12 de novembro
No sábado, às 8h30, vai acontecer a abertura do Simpósio Teológico do 18º CEN – única atividade paga do evento, no valor de R$ 108 – com a primeira conferência às 9h, seguido das oficinas temáticas. As atividades serão realizadas nos teatros do Cecon.
Já à tarde, vão ser realizadas as Catequeses Públicas, que ajudarão os participantes do congresso a aprofundar o Texto-Base do 18º CEN, refletindo os temas relacionados à Eucaristia na Igreja. As atividades serão abertas ao público, com entrada gratuita, e se darão no palco da Feira Católica do 18º CEN, no pavilhão de Eventos do Cecon, às 14h e 16h. O legado pontifício, dom António Marto participará da conferência para a Vida Religiosa Consagrada, no Teatro Beberibe (Cecon), às 15h.
Às 18h, haverá o Momento Mariano, com a oração do Santo Terço, que será realizado em sintonia com os cinco santuários dedicados à Nossa Senhora pertencentes à Arquidiocese de Olinda e Recife, com transmissão on-line. As Celebrações Eucarísticas e as catequeses vão ser celebradas às 19h, em todas as paróquias da localidade. A partir das 19h, no Teatro Guararapes, tem início o concerto A Grande Missa Nordestina e às 20h, a Vigília das Juventudes. Ambas as atividades vão ser realizadas no Cecon.
3º Dia do 18º CEN, 13 de novembro
No Domingo, as 148 paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife realizarão a Primeira Comunhão Eucarística, nos horários definidos em cada local. No Teatro do Beberibe (Cecon), o vai ser realizado o espetáculo Mostra de Dança Popular, e no Mosteiro de São Bento, em Olinda, um recital de Piano, com Rachel Casado. As duas atrações começam às 17h.
4º Dia do 18º CEN, 14 de novembro
Na segunda-feira , as atividades seguem no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon). O Simpósio Teológico chega ao terceiro dia com encerramento dos trabalhos às 12h. Às 15h, O legado pontifício, dom António Marto participará da conferência para o Clero, no Teatro Guararapes (Cecon), às 15h.
À noite, as paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife terão Celebrações Eucarísticas presididas pelos bispos vindos de todo o Brasil, às 19h.  No Teatro Guararapes (Cecon), às 19h, show do padre Fábio de Melo, e às 20h, concerto O canto do chão: música litúrgica do Nordeste, no teatro de Santa Isabel, no Recife.

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins e Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.