Que tal aproveitar o feriadão para ficar no Recife? Eu, por exemplo, prefiro pegar a estrada em finais de semana normais do que em feriado prolongado, quando engarrafa tudo e a viagem termina virando um estresse. Opção é o que não falta para justificar a permanência na cidade. E o #OxeRecife dá a vocês dicas de passeios culturais, alguns deles sugeridos pela própria Prefeitura.No ano passado, fui ao Velório Poético, uma tradição bem humorada realizada por poetas pernambucanos. Teve caixão, comidinhas e bebidas e, claro, recital. O homenageado deste ano é o artista plástico Raul Córdula (em 2016, foi o escritor Flávio Chaves). No Dia de Finados, haverá mais uma edição do evento, no mesmo lugar: Museu de Arte Aloísio Magalhães (Mamam). Anotem o horário: 17h.
O mesmo Mamam vai estar aberto no sábado e no domingo (das 13 às 17h), com a exposição Carimbos, de José Cláudio. A mostra tem 100 trabalhos expostos, daquele que é um dos mais conhecidos e produtivos artistas de Pernambuco. Outra mostra que você pode ver, também no Mamam é Uma capa é uma capa é uma capa, que comemora os dez anos do excelente suplemento literário do Diário Oficial do Estado, que é publicado pela Cepe, a editora do Estado. Outra dica cultural para o feriadão é Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José. De quinta a domingo, das 9h às 17h, o público poderá conferir a Exposição 1817: Revolução Republicana, que marca o bicentenário da Revolução de 1817, retratando os acontecimentos da época e sua relação com o presente. A entrada é gratuita. O museu fica no Bairro de São José. Informações: (81) 3355-9540 ou 9558.
Outra sugestão boa é o Teatro de Santa Isabel, que no domingo (5) estará de portas abertas. O público poderá aproveitar o último dia do feriadão para fazer uma visita guiada pelo equipamento, que a gente é habituado a ver a partir da plateia, durante a encenação dos espetáculos. Na visita guiada, a gente pode conhecer seus bastidores, a exemplo do que ocorre nos tradicionais teatros do mundo. As visitas acontecerão em três horários: 14h, 15h e 16h, com capacidade para 25 pessoas cada. Informações pelo telefone 3355-3323.
O programa mais animado, no entanto, ocorrerá no Paço do Frevo, onde o domingo (5) será dedicado às comemorações do Dia do Frevo de Bloco, com o já tradicional Arrastão do Frevo do começo de cada mês. A partir das 15h, tradicionais agremiações se reúnem na Praça do Marco Zero, de onde seguirão em cortejo até o Paço do Frevo. Lá haverá show do coral Edgard Moraes e de blocos líricos dos carnavais saudosos, como: Bloco da Saudade, O Bonde Bloco Lírico, Bloco das Ilusões, Boêmios da Boa Vista, Damas e Foliões e Cordas e Retalhos.
Leia também:
O “Velório Poético” do Recife
Conheça melhor o Teatro Santa Isabel
Conheça o Recife através dos tempos
Recife Antigo merece respeito
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife