Não tão florido quanto deveria ser – precisa de mais verde, maior aconchego na disposição dos bancos e quiosques que não representem atentado estético em que se transformaram – a Avenida Rio Branco, o chamado Boulevard, vai ficar mais bonita e cheirosa no domingo, 29: cheio de rosas. Nada a ver, no entanto, com canteiros coloridos como aqueles que a gente vê em cidades como Gramado ou nos parques de tulipas do Holanda.
O que vai acontecer no Recife é é que Paula Costa vai fazer uma instalação com nada menos de 1.200 rosas no local. É o chamado Projeto Intervenções urbanas daquela artista plástica carioca. A obra é efêmera: sua duração será de apenas um dia. Quem estiver na cidade e quiser interagir com o trabalho, tem oportunidade de fazê-lo entre 10h e 20h. Mas nesse último horário, provavelmente as flores já terão murchado devido à ação do calor. Ela criou o Projeto Intervenções Urbanas com o objetivo de levar sua arte às principais capitais do País, estabelecendo diálogo com a população que passa nas ruas.
Seu trabalho é conhecido como arte viva, e aborda a relação com o tempo e a finitude. A artista que fará a instalação das rosas está com exposição em São Paulo, na Galeria DiGrado: (IN) Permanência. Na obra, do Recife, as rosas são bordadas com palavras de força, como Resiliência, Fé, Amor e Gentileza, trazendo para o espaço urbano mais poesia. A ideia é que as pessoas sejam surpreendidas com palavras que trazem alguma reflexão ou inspiração na correria e distração do dia a dia. A iniciativa se insere na programação do Projeto Olha! Recife, do domingo do Recife Antigo do Coração e ainda do Dia Nacional do Turismo, comemorado nesta semana. Para aqueles que curtem os passeios gratuitos do Olha! Recife, a programação do final de semana está bem variada e com opções que vão das caminhadas a pé a desafios de ideias.
Leia também:
Olha! Recife: bike, música e peleja
Vocês querem boulevard?
Atentado estético no Boulevard
Boulevard precisa de ajustes
Boulevard, árvores e ilhas de calor
A polêmica do Boulevard da Rio Branco
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins e Priscila Haefeli /Divulgação