Hoje é dia de aniversário do Recife, que está completando 488 anos, e é considerada a capital mais antiga do Brasil e já se encontra em preparativos para comemorar os 500 anos. A cidade tem problemas de segurança, moradia, saneamento, mobilidade e meio ambiente – com ilhas de calor e rios poluídos – mas hoje é dia de festa. E vamos comemorar. Para tanto, a Prefeitura preparou programação que inclui inaugurações, concertos, bolo gigante, exposição e outras comemorações. A programação é extensa. Confira:
9h30 – Inauguração da Creche da Mustardinha – Ela fica na Avenida Manoel Gonçalves da Luz, 480. A unidade, que integra o pacote de investimentos com foco na ampliação da rede de ensino infantil, recebeu investimentos na ordem de R$ 3 milhões e tem capacidade de acolher 300 crianças, contemplando turmas do berçário ao grupo
11h – Ordem de Serviço da Ladeira da Cohab – A Prefeitura do Recife inicia, nesta quarta-feira (12), as obras de duplicação da Ladeira da Cohab, localizada no bairro da Cohab/Ibura de Cima. A intervenção receberá investimentos de R$ 10,8 milhões. E inclui também a criação de uma nova alça de acesso pela BR-101 e a contenção da encosta. Os trabalhos representam a primeira etapa de um novo plano de mobilidade para a região e serão executados pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB).
12h45 – Bolo de aniversário da cidade – No Restaurante Popular Naíde Teodósio, em Santo Amaro, o público atendido no local e a população em vulnerabilidade cadastrada pela Prefeitura participam do corte simbólico do bolo que marca os 488 anos da cidade. No local, serão distribuídas 1,4 mil fatias da sobremesa festiva. O Restaurante Naíde Teodósio fica situado à Rua Afonso Costa, 212, Santo Amaro.

14h – Vivência em Frevo Extramuros – Para celebrar o aniversário da cidade, o Paço do Frevo faz imersão extramuros de suas Vivências em Dança – na rua, em frente ao museu, que fica situado defronte à Praça do Arsenal, no bairro do Recife. A aula de curta duração será conduzida pela professora Patrícia Fernandes nos horários de 14h, 14h40, 15h20 e 16h.
14h45 – Contratos de Inovação Aberta – Transformação digital, tecnologia e inovação em serviços públicos no aniversário de 488 anos do Recife, tudo junto. A Prefeitura do Recife promove, nos dias 12 e 13 de março, o Encontro Conecta Recife 2025. A segunda edição vai acontecer novamente no Mirante do Paço, no Bairro do Recife, das 13h às 19h, e será voltado exclusivamente ao debate de soluções inovadoras com foco em governos digitais (e-Gov). O encontro reunirá instituições públicas e privadas, academia, empresas de tecnologia e startups, além de profissionais de diversas áreas para discutir o que há de mais moderno quando o assunto é inovar no acesso aos serviços públicos. A programação completa está disponível no endereço eletrônico: https://eventoconecta.recife.pe.gov.br/programacao-2/.
15h – Exposição Travessia – Na Biblioteca Dr, Joaquim Suassuna, que funciona na antiga passarela do Pina, o aniversário da cidade e os parabéns do primeiro ano de vida do espaço serão marcados por apresentações culturais, homenagens e a abertura da exposição “Travessia”, da artista Ingrid Veloso. A mostra, que será aberta a partir das 15h, reúne registros fotográficos de todo o processo de construção da biblioteca e ficará aberta ao público durante todo o mês de março no espaço, que funciona na Herculano Bandeira entre 9h e 21h de segunda a sexta-feira e das 8h às 12h aos sábados e domingos. 20h – Orquestra Sinfônica do Recife – Dando início à temporada 2025 e em celebração ao aniversário da cidade, a Orquestra Sinfônica do Recife apresentará dois concertos gratuitos, nos dias 12 e 13, no Teatro de Santa Isabel, regência do maestro José Renato Accioly. Gratuitos e oferecidos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, os concertos terão ingressos disponibilizados pela internet e presencialmente.
No dia de cada apresentação, a distribuição inicia às 10h, no site https://ingressossantaisabel.recife.pe.gov.br/. Na bilheteria do Teatro Santa Isabel, também haverá distribuição presencial, a partir das 19h, nas duas noites.
Leia também
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins #OxeRecife e Marcos Pastich/ PCR
Bom Dia Recife Cidade Lendária, hoje completa 488 anos, em seu solo sagrado a História do Brasil testemunhou o nascimento de uma Nação, de um Povo, de uma Pátria. Sim foi aqui onde nossos Heróis Brasileiros vieram dos Montes Guararapes e forjaram a Nacionalidade Brasileira, bem alí na Campina do Taborda, nos arredores da Praça das Cinco Pontas ,bem na Rua Padre Floriano com Rua do Jardim e Passo da Pátria os Holandeses assinaram sua Rendição e devolveram a Cidade ao nosso Povo Nativo lá pelo dia 26 de janeiro de 1654, nossa Restauração Pernambucana. É difícil para um recifense nascido no Bairro mais recifense de todos os Bairros, o Bairro de São José, falar neste dia do Aniversário do Recife, falar de Amor tá difícil nestes tempos bicudos de tanto desamor para com o nosso Recife. Um dia, meus Pais segurando minhas mãos ainda tenras passeando pela Ponte Duarte Coelho me colocaram nos braços e meu Pai com a voz bem suave apontou para a Rua da Aurora no meio da tarde e me disse…”meu filho, veja que vista linda naqueles sobrados, eles parecem conversar com o rio Capibaribe”…. Envelheci, e até hoje quando passo na Rua da Aurora e olho aqueles sobrados procuro ouvir os sons das conversas com o Capibaribe, toda beleza do Recife parece que fala naquele pedaço onde muitos se esqueceram de parar um pouco para sentir o coração do Recife batendo, e os sons diversos me alimentam o viver e me fazem amar ainda mais o Recife, alí estão guardados os passos de Carlos Pena Filho, Gilberto Freyre, Capiba, Nelson Ferreira, Antônio Maria, Ascenso Ferreira, Sócrates Times de Carvalho, Jornalista vindo de Caruaru José Patrocínio de Oliveira da Banca Globo da Guararapes, tantos pernambucanos que falavam e escreviam e viviam o Recife com Intensidade e Amor que muitos transportavam do dia para as madrugadas seus caminhares, seus sentidos, e em uma mesa qualquer do Savoy sorvia um Chopp soltando os desejos presos.
Assim é o Recife, por onde você andar suas retinas cravam olhares que muitos procuram nas grandes Cidades do mundo, mas, jamais vão encontrar uma Cidade que de tão Linda fala de Amor e lhe abraça de uma maneira diferente, muitas vezes caminhando pelas ruas do Recife me deixei envolver por seus cheiros de mares e maresia, sempre sentindo o Recife por inteiro, sem medos ou descaminhos, as ruas do Recife me educaram em tudo além da educação de meus Pais, foi em cada passo que aprendi desde a História, Arquitetura, Cultura, Arte, Música, Literatura e até aprender Administração antes de me formar, tudo olhando e sentindo a Cidade em cada rua, em cada esquina, o Recife pra mim não envelhece, é como um livro que pode ficar amarelo com o tempo, mas, as palavras, sentidos, formas e conteúdos vivem bem dentro de mim, jamais me deixarão, talvez algumas folhas ficaram perdidas no Capibaribe e olhando suas águas nas manhãs lindas do Recife a palavra que mais marcou minha vida no Recife fica exposta na maré alta, e a sinto forte batendo como uma ventania no meu rosto, a palavra AMOR, a palavra mais definitiva para falar do Recife nesse Dia de Aniversário, como Te Amo Recife, não existe Cidade nenhuma do Mundo mais linda que você, não posso sustentar as lágrimas deste Amor, sentimento sem fim, tudo que colhi nas ruas do Recife estão guardados no meu Coração…
É assim que hoje deixo algumas palavras no seu Aniversário nosso Recife, tão meu e tão de todos que tenham paciência de ler essa Declaração de Amor ao Recife, e nos rostos que já passaram diante do meu ,eu vivo o Recife por inteiro, esse povo tão lindo são teus Filhos que Te Amam eternamente, e , ninguém vai explicar a beleza dessa gente quando ouvir Vassourinhas tocada numa rua do Recife, e feitos loucos o recifense pular pensando ser sua última dança em tuas ruas, e muitos de braços para o alto querendo tocar nos céus como agradecem a Deus de terem nascido no Recife, o nosso Recife , o sempre Recife. VIVA O RECIFE !
Parabéns para a nossa bela cidade!
Espero que na comemoração dos 500 anos ela tenha recebido todo o cuidado e atenção para superar os vários problemas que hoje a deixam em alerta.
Recife merece!
Excelente programação Letícia! Parabéns pela postagem!
Recife, como você disse, Letícia, tem muitos problemas; contudo, como você também disse, hoje não é dia de falar mal da cidade, mas de comemorar o seu aniversário, enfim, de falar bem. A capital mais antiga do Brasil tem seus encantos. Um deles são os rios que, com suas pontes, cortam a cidade. Todas as vezes que atravesso uma delas me debruço sobre a mureta e lá fico, por algum tempo, a contemplar a paisagem. E como isso compraz meu espírito! Parabéns, Recife! Recife lindo, Recife da gente!