Recife, 483 anos: 483 árvores a mais

Compartilhe nas redes sociais…

Em tempos de coronavírus – que provocou o adiamento das grandes comemorações pelo transcurso do 483º aniversário do Recife – há, pelo menos, uma notícia boa: o plantio de 483 novas árvores na cidade no decorrer deste mês, para celebrar a data.  Serão espécies nativas da Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do país. E o plantio já começou.

O primeiro local que recebeu a ação foi a Creche Municipal Darcy Ribeiro, no Cordeiro, Zona Oeste. O plantio contou com a participação de professores, funcionários e de mais 30 crianças, com idades entre 1 e 3 anos. Quase bebês, foram os protagonistas desta celebração. “Estamos com um projeto de trabalhar mudanças climáticas na creche e, ao mesmo tempo, tornar o ambiente do parque mais aconchegante, reforçando o contato com a natureza e o cuidado com as plantas”, afirma Taciana Cavalcanti, coordenadora pedagógica da Creche Municipal Darcy Ribeiro. “Esse plantio foi super importante para  darmos continuidade a esse projeto, inserindo o cultivo e o cuidado com as mudas na rotina das crianças”.

Durante toda a manhã, os pequenos aprenderam sobre educação ambiental, a importância das árvores e como fazer o plantio. Todas as dicas foram repassadas por Alessandra Carvalho e Heliandro Silva, técnicos de arborização da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife. É muito importante que o amor às plantas seja incentivado à população a partir da infância. E as escolas devem estimular não só o plantio de árvores, como de plantas decorativas e também de hortas. E que meninos e meninas aprendam a lutar contra o arboricídio, tão real nas ruas do Recife. A ação da motosserra insana é tanta, que nos levou a deflagrar a campanha #ParemDeDerrubarÁrvores.

Leia também:
Maratona Verde tem mutirão no Santana
Vem aí a Maratona Verde com 10.000 mudas para o Recife do arboricídio 
Arborização do Recife em discussão
Recife ficará mais verde até 2021
Maratona Verde já começou
Recife: cidade parque em 2037?
Entre o arboricídio e a Maratona Verde
Recife vai ganhar 2 mil árvores
Arboricídio mobiliza Câmara Municipal
Selva de concreto ganha “compensação”
Exemplos de amor ao verde no Recife
O Recife tem quantas árvores?
Bora Plantar chega a Areias
Emergência climática: Recife mais verde é balela
Recife árido: emergência climática
Cadê o bosque do Parque Urbano da Macaxeira?
O Recife da paisagem mutilada
Bora Plantar dá 773 árvores ao Recife
Bora Plantar? mobiliza Zona Norte
Bora Plantar? Chame o 156
Parem de derrubar árvores (54)
Parem de derrubar árvores (127)
Parem de derrubar árvores (130)
Parem de derrubar árvores (177)
Parem de derrubar árvores (125)
Hortas fazem a festa nas escolas 
Hortas se espalham no Recife
Hortas orgânicas crescem nas escolas

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / PCR

Continue lendo

Parem de derrubar árvores (512). Degola dupla no bairro do Espinheiro

Parem de derrubar árvores (511). Duas degolas sem reposição na Boa Vista

Parem de derrubar árvores. Comuns no Recife, arboricídios pipocam no país

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.