Quem costuma passear pelo Bairro do Recife aos domingos – principalmente pela Rua do Bom Jesus – tem um motivo a mais para repetir o roteiro, no próximo dia 19, para um programa político e socialmente correto. É que entre 9h e 18h acontece o Bazar Re-Use, na sede do Inciti, que fica no número 191 (foto) daquela histórica via.
Na verdade, é um bazar beneficente que visa arrecadar recursos para a turma 220 do Projeto Germinar em Pernambuco. Para os que não conhecem o Germinar, trata-se de formação de facilitadores em projetos sociais. No bazar, estarão à venda roupas, acessórios, livros, objetos de decoração entre outras utilidades. O acesso é gratuito.
O Germinar foi criado em 2003, e tem por objetivo apoiar o desenvolvimento integral das pessoas, para que atuem como agentes facilitadores de transformação e desenvolvimento social em seus círculos de convivência e comunidades de interesse. A capacitação se destina a líderes e empreendedores sociais, a profissionais de responsabilidade social e sustentabilidade, a pessoas interessadas em facilitar processos de transformação, entre outros grupos.
Mais de 4000 pessoas já passaram pela formação em 40 locais no Brasil. O Germinar também está consolidado em países como México, Chile e Argentina. Nos processos de formação, a assimilação de conteúdos é trabalhada em três níveis: compreensão (pensar), vivência (sentir) e prática (querer). O Germinar é hoje o principal programa do Projeto Comviver, que congrega 50 profissionais de diversas áreas atuando em consultorias, facilitação de processos, diálogos, tudo com foco o desenvolvimento humano, dos grupos das organizações.
Leia também:
Longe dos ataques verbais de Brasília, Nordeste e Amazônia se entendem
O charme dos prédios da Bom Jesus
Aluga-se um belo prédio na Bom Jesus
Um passeio pela história do Recife
Mata Atlântica ganha agentes populares
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Inciti / Divulgação