Raquel Lyra sugere medidas para defender Pernambuco do tarifaço de Trump

Compartilhe nas redes sociais…

Embora não esteja entre os estados nordestinos que mais exportam para os Estados Unidos, Pernambuco começa a sentir os efeitos do tarifaço imposto ao Brasil  por Donald Trump, que impôs um prejuízo calculado em R$ 377 milhões do estado. Um dos setores afetados no estado refere-se à fruticultura irrigada do Vale do São Francisco, que deve perder 70 por cento das vendas, já que os produtos não ficaram isentos da sobretaxa.

Na região – que espalha-se também pela Bahia – é grande a produção de uvas, melões, mangas, sendo estas as que respondem pelo maior percentual de exportações do Submédio São Francisco. No Estado, 15 por cento das mangas produzidas na chamada “Califórnia brasileira” vão para os Estados Unidos. Hoje, o Presidente da Federação de Indústrias de Pernambuco, Fiepe, tem reunião com produtores do estado naquela região. Grande parte da produção se concentra em Petrolina, a 709 quilômetros do Recife.

Pela manhã, a Governadora Raquel Lyra divulgou uma nota, afirmando que “a recente medida tarifária decretada pelos Estados Unidos gera instabilidade e pode afetar as relações comerciais com Pernambuco”. O Palácio do Campo das Princesas acrescentou que “desde o primeiro momento, o Governo, sob a liderança da governadora Raquel Lyra, tem acompanhando a situação e vem dialogando, junto à Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), com os setores produtivos que serão afetados”.

Para amenizar a crise gerada pela iniciativa do Presidente dos Estados Unidos, ela vai sugerir a adoção de três medidas ao governo federal. A primeira é a disponibilização, via Banco do Nordeste do Brasil (BNB), de linhas emergenciais de crédito para os setores diretamente afetados, com condições especiais de carência, prazos e taxas. A segunda é a adoção de medidas compensatórias, como o incentivo à diversificação de mercados internacionais, a facilitação de acesso a países parceiros e políticas de apoio à exportação.

E a terceira é a proteção e promoção dos interesses dos setores produtivos do Nordeste brasileiro na interlocução com os Estados Unidos. Ela informou, ainda, através de nota, que na próxima terça-feira Na próxima quarta-feira, 05 de agosto, a governadora Raquel Lyra estará em Brasília, juntamente com todos os governadores do Nordeste, para uma reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin para tratar desse assunto. “O Governo de Pernambuco não medirá esforços para assegurar que os interesses de Pernambuco sejam defendidos”.

Leia também
Chuva prejudica fruticultura no Vale do São Francisco
Cerco está se fechando para o ex Presidente Jair Bolsonaro: tornozeleira
Abundantes no verão, as mangas são uma bênção para a saúde
Caatinga: Sertão e Agreste ganharão 500 mil mudas nativas em Pernambuco

 

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife
OBS: as mangas da foto são ilustrativas. São do tipo Rosa, mas as produzidas no Sertão do São Francisco para exportação são do tipo Tommy

Continue lendo

Invasão dos Estados Unidos à Venezuela: Alguém já viu esse filme antes?

Escolas técnicas são pontes para o mercado de trabalho: 8.910 vagas em PE

“Plantar Juntos” tem R$ 20 milhões para reflorestar Zona da Mata e Caatinga

2 comentários

  1. A governadora tem demonstrado muito equilíbrio e sensatez nas medidas propostas para a redução do impacto na economia de Pernambuco diante do tarifaço de Trump.
    Na verdade, ela até tem se antecipado e está enfrentando o problema de forma pragmática e com otimismo.
    Isso é importante, une o empresariado e foca na busca de medidas práticas, viáveis e compensatórias para a crise que ameaça o país.

  2. Muito triste a situação dos venezuelanos.
    Situação de miséria, abandono, desemprego. Muitos circulando pelo Recife, sem qualquer perspectiva.
    Estão fugindo de um regime ditatorial cruel,buscando sobrevivência e uma vida digna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.