Bonitos, com certeza não são. O Recife, aliás, não merece uma boa nota na categoria design de quiosques. Estão aí os da Avenida Conde da Boa Vista (que lembram ataúdes) , os monstrengos (que viraram um atentado estético) no Boulevard da Avenida Rio Branco e os do Parque Apipucos, que não nos deixam mentir. Os do Parque, naquele bucólico bairro da Zona Norte, lembram galinheiros ou aquelas casinhas de cachorro brabo, que se fazia antigamente no fundo dos quintais.
Naquela época, a cidade ainda não era tão verticalizada e os animais bravios eram liberados à noite, para proteger as casas da invasão de ladrões. Mas sim, os quiosques têm, pelo menos, o dom de disciplinar melhor o comércio ambulante, que ocupa os passeios públicos da cidade. Os de instalação mais recente somam dez e ficam na Rua Bruno Veloso, bem pertinho do Shopping Recife, nas imediações do mais tradicional centro de compras da cidade, localizado no bairro de Boa Viagem. E que foi edificado entre os prédios de luxo da Zona Sul e comunidades carentes que ficam na vizinhança do mall. E para as quais o Instituto Shopping Center Recife sempre direciona as suas ações sociais.
O Instituto e a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) do Recife, acabam de entregar dez quiosques a pequenos comerciantes que trabalhavam precariamente naquela via. “A parceria com a Prefeitura foi no sentido de promover o ordenamento urbano sem prejudicar a atividade empreendedora nem o público usuário do transporte”, afirma Ione Costa, Presidente do Instituto. A entidade projetou os quiosques e, a partir do aval do poder público municipal, construiu as estruturas.
Com os antigos ambulantes, hoje microempreendedores da comunidade-no entanto – foi assinado com a Prefeitura um termo de cessão dos equipamentos – uma vez que ficam em área pública – com regras de uso que prevêem a proibição da venda de bebidas alcoólicas e manuseio de fogões ou fogareiros, que podem acarretar riscos às pessoas que transitam na calçada.
“As ações de ordenamento urbano sempre têm que levar em conta o bem-estar geral da população envolvida. É importante não prejudicar os empreendedores, mas é preciso priorizar a mobilidade, seja de pedestres, ciclistas ou veículos. Quando encontramos esse ponto de equilíbrio, como é o caso dessa parceria com o Instituto Shopping Recife na Rua Bruno Veloso, temos o melhor cenário possível”, explica o secretário municipal de Política Urbana e Licenciamento, Leonardo Bacelar.
Abaixo, você confere informações sobre quiosques implantados em vários locais do Recife: Boa Viagem (Zona Sul), Apipucos (Zona Norte), Boa Vista (Centro). Também confira informações sobre o Shopping Recife.
Leia também
Parecem ataúdes mas são quiosques da Avenida Conde da Boa Vista requalificada
Atentado estético no Boulevard
Boa Viagem: A polêmica dos quiosques
Boa Viagem: Primeiros quiosques serão entregues em julho
Boa Viagem: Novos bancos, novos quiosques
Banhistas reclamam de banheiros públicos fechados
Quiosques demolidos em Boa Viagem
Orla da Zona Sul tem 1345 bancos novos. Mas os quiosques…
Boa Viagem é abandonada e quiosques são pilhados na pandemia
Banho de mar e comércio de quiosques são liberados
Boa Viagem: Relíquias da década de 1940 à beira-mar são repaginadas
Parque Apipucos totalmente detonado
Parque Apipucos começa a desabar
Parque Apipucos sofre incêndio
O abandono do Açude de Apipucos e o pier que nunca foi concluído
Açude de Apipucos virou um lixão
Shopping Recife busca sustentabilidade colhendo de vidro a óleo de cozinha
Água de reuso no Shopping Recife irrigar jardins e proporciona economia a lojistas
Entra Apulso ganha brechó do bem no Shopping Recife
Ação evita que 9 milhões de litros de óleo de fritura cheguem à natureza
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins (Acervo #OxeRecife) e PCR