Meu Vivo está morto. Sempre me disseram que a operadora funciona muito bem. E funciona mesmo. Tanto que tenho um modem portátil da Vivo, para driblar eventuais problemas da Oi, de quem sou cliente desde os tempos da extinta Telpe, através de telefone fixo e Velox. A Oi sempre dá bronca, e por esse motivo, desde quando era repórter, eu tinha um modem da Vivo para enfrentar as corriqueiras “manutenções” no meu Velox. “Manutenção” é o nome que a Operadora Oi usa, para justificar o sistema fora do ar. Mas quando a Oi dá problema, a gente consegue resolver. Se demora um pouco, anota o protocolo, e presta a queixa à Anatel. Ela vem correndo. Até nos domingos e resolve a bronca, deixa o sinal bom. O meu está ótimo, sem queixas, há mais de mês. Sobre a Vivo, já tinham me informado, que é bom enquanto funciona. Mas que quando dá bronca…. é uma novela para resolver. E é mesmo.
Estou vendo agora, que meus amigos têm razão. Bom, só enquanto funciona. Mas quando quebra, é um calvário para consertar. Pois o meu modem da Vivo, ainda na garantia – só vence em dezembro – parou de funcionar. Nenhum sinal. Voltei com ele à Loja da Vivo no Plaza Shopping, em Casa Forte. E o que aconteceu? A atendente disse que modem queimou e que eu teria que enviá-lo a São Paulo, para a assistência técnica, a ZTE Brasil. “Mas antes, você tem que ligar para a ZTE, que eles lhe informam todo o procedimento. Inclusive se responsabilizam pela despesa da remessa aérea”, me disse a atendente, ao vivo, na loja da Vivo (BTMV Comércio de Equipamentos Eletrônicos Ltda), aqui no Recife, naquele centro de compras. Me disseram que no Recife não há quem faça esse conserto? Pode? E a gente é província, é?
Volto para casa. E passo horas, pendurada no telefone para falar com a ZTE. Mas tudo que ouço, aqui do outro lado já desesperado e impaciente da linha é: “Se seu equipamento é vivo ligue para 1054 ou 1058”. Eram os telefones da … Vivo. Mas aí me informam que a Vivo nada pode resolver. Que tenho que voltar à loja. Voltei. E sabem que informação me deram? “Ah, a Vivo rompeu o contrato com a ZTE e a gente não pode fazer nada”. Como assim? Estou pagando, aliás, paguei pelo modem, está na garantia e tenho direito a um reparo ou a um para substituir. E a informação que a própria loja deu foi que a ZTE resolveria. Se não resolve, a obrigação da loja da Vivo era dizer qual assistência técnica que está resolvendo. Mas não disseram.
“A gente não pode fazer nada mais”, me disseram na mesma loja. Estou sem o modem da Vivo desde o dia 19 de setembro, quando deu o problema. Então, suspendi temporariamente o serviço, para não pagar pelo que não uso. E se quiser romper o contrato, paga multa de R$ 80. Entenderam? Só me resta, se não houver o conserto ou substituição, ficar fazendo a suspensão “temporária” do serviço o tempo todo. Ou seja, a Vivo faz tudo errado e ainda quer jogar a conta do erro na carteira do consumidor. Vou voltar hoje à Loja, porque ao falar com a Vivo no call center, a informação que me deram foi: “a loja tem que resolver”. O número do protocolo de hoje está guardado. E foi gravado. E vou ver quem é que vence a guerra, nesse jogo de empurra. A Vivo, a ZTE ou o consumidor? Procon e Anatel neles… E pasmem, dia destes o governo federal tentou insinuar que ia acabar com a Anatel, uma agência reguladora que, pelo menos, funciona. Se fecham isso, as operadoras vão virar máquinas de moer nosso juízo.
Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife