Que bom: “Olha,Recife!” inclusivo

Compartilhe nas redes sociais…

Essa iniciativa está valendo. E muito. Pernambuco já tem o Programa “Praia sem Barreiras”, que eu acho o máximo. Todos os finais de semana, vejo como cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção aproveitam uma das coisas que o Recife tem de bom: o mar manso da praia de Boa Viagem. Ficam na água, curtindo o banho em suas cadeiras anfíbias, ofertadas pelo Estado. A iniciativa – implantada na gestão do ex-governador Eduardo Campos (PSB) – está presente em outras áreas do litoral, como o  Arquipélago de Fernando de Noronha e Porto de Galinhas.

Pois o “Olha! Recife” deste fim de semana vai por um caminho parecido. E isso é muito bom. A Secretaria de Turismo e Lazer  do Recife realiza a última edição de novembro com passeio gratuito inclusivo. Ou seja vai ser inteiramente voltado para para pessoas com deficiência.  Como estamos no Mês da Consciência Negra, o passeio tem como destino a sede do Maracatu Nação Raízes de Pai Adão, o segundo mais antigo do Brasil em tradição nagô. O terreiro se chama Ylé Obá Oguntê. Lá, os convidados poderão vivenciar o ritmo de matriz afro, e aprenderão sobre a dança, as músicas e adereços. Na volta, ainda dão uma parada no Marco Zero, para conferir a  passagem do Recital do Cais, quando estará no local um catamarã com 12 músicos a bordo.

Serviço: 

O passeio sai às 14h da Praça do Derby  (da rua lateral, que tem uma agência do banco Bradesco na esquina) e retorna às 18h horas para o mesmo local. As inscrições podem ser feitas amanhã (24), a partir das 9h, por telefone. Os interessados devem ligar para o número (81) 3355-8605. Ou, se pessoa surda, mandar e-mail para: olharecifeinclusivo@gmail.com.

Serão disponibilizadas 43 vagas: 29 em um micro-ônibus e 14 em duas vans adaptadas para pessoas com diferença intelectual, surdos, cegos, cadeirantes, usuários de muletas, andadores, com redução/amputação de membros  e/ou próteses, além de pessoas idosas com mobilidade reduzida e acompanhantes. Haverá intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libra) e um autodescritor para pessoas com deficiência visual. O Olha! Recife Inclusivo é resultado de uma parceria com o Grande Recife Consórcio de Transporte e o Sindicato das Empresas de Fretamento de Pernambuco (Sinfrepe), a Santur Viagens e a Asa Branca Turismo. #OxeRecife aplaude iniciativas como essa, pois tudo que é inclusivo é bom.

(Foto: Letícia Lins / #OxeRecife)

 

 

 

 

 

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.