Como se não bastasse o arboricídio do Recife, no interior de Pernambuco a motosserra insana está indócil. E logo onde? Em Taquaritinga do Norte, localizado no Agreste, que é conhecido pelo seu clima ameno e pelos importantíssimos brejos de altitude. A Agência Estadual de Meio Ambiente (Cprh)embargou as obras de desmatamento ilegal em três imóveis daquele município, que fica a 164 quilômetros do Recife. As áreas do crime ambiental, somadas, chegam a onze hectares, mas os responsáveis pela derrubada das árvores ainda não foram localizados. E as multas quanto ao desmatamento ainda estão sendo computadas.

Além do desmatamento, a Cprh apreendeu 129 aves, que renderam multas totais de R$ 101 mil 500. Entre as aves apreendidas, encontram-se um casal de pintassilgo-do-nordeste e um pintor-verdadeiro, espécies ameaçadas de extinção. Em quatro residências do município, todas na área rural, foram apreendidos 92 pássaros criados ilegalmente, de diversas espécies, entre elas galo-de-campina, sanhaçu, cravina, trinca-ferro, periquito-da-caatinga, golinho, papa-capim, concriz e canário-da-terra. A ação foi deflagrada pela CPRH e da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma, Polícia Militar) e Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma, Polícia Civil). Na quinta, em quatro residências do município, todas na área rural, foram apreendidos 92 pássaros criados ilegalmente, de diversas espécies, entre elas galo-de-campina, sanhaçu, cravina, trinca-ferro, periquito-da-caatinga, golinho, papa-capim, concriz e canário-da-terra.
A maior multa (R$ 44 mil) até o momento foi aplicada contra Elias da Silva Alves, em cuja residência foram apreendidos dois filhotes de jabuti e 50 aves, entre elas dois periquitos-da-caatinga (Eupsittula cactorum), espécie que sofre ameaça em razão do comércio ilegal, de acordo com lista da Cites (Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção). Elias foi conduzido à Delegacia, sendo liberado após assinatura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Hoje acharam mais 37 pássaros em outra casa, dessa vez na parte urbana.
Leia também:
Pobres pássaros cativos do agreste
Abaixo as gaiolas: liberdade para as aves
As flores da caatinga em exposição
Mata queimada expulsa tamanduá
Mata destruída vira trabalho escolar
Devastação gera embargos em Paulista
Pássaros presos e multa de R4 94, 5 mil
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
