Um dos mais disputados eventos musicais de Pernambuco, o Festival de Jazz & Bllues de Porto de Galinhas está programado para ter sua décima segunda edição no mês de novembro, naquela famosa praia do Litoral Sul do Estado. Mas por conta da pandemia, os organizadores do Jazz Porto decidiram fazer lives para animar quem está em casa, cumprindo o confinamento social. A primeira Live Prévia acontece às 19h da sexta-feira (29/5). A apresentação virtual será ao vivo com Taryn Szpilmam, nas página do Instagram @taryn_oficial e @jazzporto. Mais um motivo para cumprir a nossa cidadania, evitando contaminar ou ser contaminado nas ruas pelo coronavírus. Ou seja: #FiqueEmCasa.
E música de qualidade é um bom motivo para não se queixar de passar a noite da sexta sem sair. Na apresentação, intitulada 100 anos de blues (um título bem ambicioso), Taryn será acompanhada pelo renomado baterista Cláudio Infante. As baquetas dele já estiveram à serviço de grandes artistas brasileiros, como Rita Lee, Ney Matogrosso e Marisa Monte. Na década de 1980, ao lado do Kid Abelha, ganhou três discos de ouro. Em 2002, figurou entre os 100 melhores bateristas do mundo, segundo a revista estadunidense Zildjan Time, especialista no instrumento percussivo. A segunda prévia será com os pernambucanos da Uptown Blues Band. Com 23 anos de carreira,eles receberam no início de 2018, em Brasília, o Prêmio Profissionais da Música como melhor banda de blues. A live acontecerá no dia 26 de junho, também às 19h. Portanto, coloque aí na sua agenda, para não esquecer da programação.
A programação de prévias segue até o mês de outubro, que antecede o festival na praia de Porto de Galinhas, e terão concertos virtuais sempre nas últimas sextas-feiras do mês. As apresentações onlines da 12ª edição do JazzPorto serão realizadas pela Editora Fliporto em parceria com a Uptown Blues Band.
Taryn é cantora, compositora e dubladora, alcançou notoriedade ao dublar a voz da personagem Elsa da animação musical da Disney, Frozen 1 e 2. Sua biografia e herança musical já atravessa cinco gerações. É parente do pianista Władysław Szpilman, que teve sua história retratada no filme “O pianista”, de Roman Polanski, e faz parte também da Rio Jazz Orchestra. A Uptown Blues Band tem 23 anos de carreira. Em 2018, seus músicos – que são pernambucanos – receberam em Brasília o Prêmio Profissionais da Música como a melhor banda de blues.
Leia também:
Nova raiz do jazz na Zona Sul
Baião, jazz e Beethoven para todos
Jazz na terra do forró e do frevo
Hoje tem jazz no Poço das Artes
Festival de jazz na Reserva do Paiva
Spok, frevo, jazz e cerveja
Blues e baião no Conservatório
Blue Jeans: Negro em cada canto
Carlos Alberto Asfora: entre a diplomacia e o violão
A “onça” da Bossa Nova e o acordão da esperança
Saudosismo dos musicais lota palácio
Quarteto Encore: popular e erudito
Porto de Galinhas: hotéis se preparam para reabrir no segundo semestre
Caju movimenta Porto Gastrô
Caboclo de lança inspira prato
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / JazzPorto